O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 e ao H1N1 - formado por membros da secretaria de Saúde, da Procuradoria, de outras secretarias e também pelo médico infectologista Washington Luis Gomes, após se reunir com o prefeito Paulo Bomfim anunciou nesta quinta-feira (19) novas medidas necessárias para prevenção de contágio das duas doenças virais em Juazeiro.
A população contará com dois canais de comunicação para tirar dúvidas e receber orientações sobre prevenção, sintomas e o que fazer quando estiver com quadro gripal. Especialistas prestarão atendimento via WhatsApp (WhatsApp Previne) e ainda por uma linha telefônica exclusiva. Os números serão informados nesta sexta-feira, 20.
Presidente do Comitê, a secretária Fabíola Ribeiro reforça que a equipe da Secretaria de Saúde faz um monitoramento diário da situação no município, na Bahia e no Brasil e vem adotando todas as medidas de acordo com os protocolos de preconizados pelo Ministério da Saúde e OMS para prevenção através de ações educativas, como também capacitações para os profissionais da rede municipal de saúde.
“Sob a orientação do prefeito Paulo Bomfim, que tem nos dado total apoio para que as nossas ações tenham êxito, estamos com toda a equipe da nossa rede preparada e empenhada nessa luta, em conjunto com toda a sociedade, para que esses vírus não cheguem em grandes proporções a nossa cidade. Essa é a nossa missão e contamos com todos os juazeirenses para vencermos essa difícil batalha”, conclamou.
O enfrentamento emergencial da saúde no município, ante a situação de pandemia mundial do novo coronavírus, contará com o redimensionamento dos atendimentos no Centro Pop (pessoas em situação de rua) e limite de usuários por dia no Serviço de Atendimento Municipal/SAM.
Nas casas lotéricas, secretarias municipais, farmácias da família, farmácias privadas, lojas, supermercados e bancos, o atendimento fica restrito a um número simultâneo máximo de 30 pessoas em cada ambiente, desde que garantida a distância mínima de um metro entre os usuários dos serviços. No caso de hipermercados e grandes lojas, o número é de 50 pessoas simultaneamente, obedecendo a mesma distância mínima.
Confira outras medidas que também serão adotadas e constam em decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 19:
- Determinar que os condomínios devem interditar áreas comuns: piscinas, academias, parquinhos, campos, quadras, espaços de festas, etc.
- Proibir realização de eventos festivos públicos e privados;
- Recomendar que o shopping e as galerias adotem medidas para evitar aglomerações, assegurando a distância mínima de um metro entre pessoas;
- Determinar que bares e restaurantes não podem realizar shows musicais e devem obedecer distância mínima de 2 metros entre as mesas;
- Recomendar que templos religiosos suspendam a realização de cultos e celebrações com aglomerações superiores a 50 pessoas, garantindo a distância mínima de um metro entre os presentes;
- Determinar a suspensão das atividades da Academia da Saúde, academias privadas e boxes de Crossfit;
- Determinar higienização dos ônibus do transporte coletivo;
- Determinar adoção de estratégias preventivas no Mercado do Produtor, a partir do dia 23/03, promovendo aferição de temperatura nas pessoas que chegam de outros estados e municípios, assim como a higienização de espaços e alimentos e distância mínima de um metro entre os frequentadores.
Luiz Hélio/Sesau
1 comentário
19 de Mar / 2020 às 19h58
olá sei que hoje temos as midias digitais e aplicativos de comunicação mais deveriam colocar carros de som em bairros e centro da cidade orientando as pessoas e pedindo para que fiquem em suas casas para que o combate ao H1N1 E O Corona virus seja de todos nós fica ai a dica