Lembrei hoje de um pedaço de uma música de 1978, de Chico Buarque: Hoje você é quem manda / Falou, tá falado / Não tem discussão, não.
E, pior que naqueles tempos, te cuida! Porque se discutir, se ousar pegar no celular, vai encontrar um deles na porta do seu trabalho, ou no bar que você gosta ou te parar no meio da rua, para cobrar silêncio, concordância, lembrar que agora já existe licença pra matar, que ele tem licença pra inventar e o braço é forte, ele é grande e ruge.
Mesmo quando você repete uma coisa que o grande timoneiro, o Führer, disse, mas desdisse, eles veem e mostram as garras e os bíceps, muitas vezes os dentes e insistem (Me deixa citar Chico de novo): "Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar, esganar, trucidar, o meu coração fecha os olhos e sinceramente chora, seu comunista, pouco arrependido. Ouse! "
Tô com medo! Não vou mentir. Vivo aqui, na periferia do Nordeste, em uma cidade que se fez pequena e linda, que faz festa por acanhadas conquistas e olha de olhos compridos para a irmã cosmopolita do outro lado do rio. Que pouco aprende e pouco sabe, que não se interessa nem pelo fim do mundo ou pelo início da Terceira e última Guerra Mundial. É a esquina perdida da viagem sem volta dos velhos que carregam em silêncio as histórias de todas as vidas vividas.
Tô com medo! Nunca pensei que eles viessem, estivessem ali, os braços brilhantes de pulseiras e relógios caros nas janelas das enormes caminhonetes, roncando. Ou mesmo no olhar vingativo, furibundo, dos tantos que vestem a roupagem de ser rico e poderoso. Nunca pensei, mas eles estão!
Te cuida! Me cuido! Que o risco de sair à rua não é apenas o Corona (que o Führer diz que é invenção dos comunistas chineses); o risco está naqueles que hoje despem a pele de cidadão e cidadã e se mantém, olhos brilhantes, dedos ágeis no compartilha, copia e cola; dentes rangentes e idéias (?) de torturar, esganar, trucidar a todos que discordem ou se atrevam a rir.
Te cuida! Grupos escondem as armadilhas da opinião. Você fala, você escreve e está na mira! Não precisa nem discordar, a ira ferve até pelo silêncio. É preciso concordância!
Te cuida! Como o outro Manuel: Vou-me embora pra Pasárgada.
Manoel Leão - Jornalista
8 comentários
19 de Mar / 2020 às 00h51
Srs leitores. Há anos não moro em Juazeiro, esse Sr Manuel Leão, é o mesmo que foi diretor sei lá o que, da Sta Casa de Misericórdia, e, na época fez história administrativa, ao ponto de até hoje, população sentir saudades? É o mesmo, que foi acessor de Pedro Alcântara, Carlista de carteirinha, fez parevolução da "união política por Juazeiro" até hoje, população, afim, senti Saudades? Se for! Se a veremos não.
19 de Mar / 2020 às 02h44
BEM, GOSTEI MUITO. LEVE DE LER E MUITA MENSAGEM. PARECE MUITO, PRLO TEMA E CONTUNDENCIA, COM OS SAUDOSOS ARTIGO NO BLOG DO PROF. OTONIEL GONDIM.BELEZA, MANOEL.
19 de Mar / 2020 às 05h37
BOLSONARO TA ERRADO XINGAR JORNALISTAS?? BOLSONARO TA ERRADO ODIAR RAIVA DE NORDESTINOS?? BOLSONARO TA ERRADO ENGANOU O BRASIL.
19 de Mar / 2020 às 05h39
DEUS ME LIVRE DO MAU. BOLSONARO GEDEU MORO PIOR QUE COLLOR. BOLSOBESTA PIOR DE VIRUS
19 de Mar / 2020 às 05h42
JESUS CRISTO VENCEU SATANÁS.. O POVO DE DEUS VAI VENCER BOLSONARO?? BOLSONARO QUER MATAR O POVO DE FOME???.
19 de Mar / 2020 às 06h21
PT,A DESGRAÇA DO NOSSO PAIS E DO POVO BRASILEIRO !
19 de Mar / 2020 às 07h02
Sr. Arthur Linhares, o seu concentration faz eco e dos bones. O PROFESSOR Otoniel Condom faz muito falar mesmo. Describe com humor e anesthesia teams importantly.Que returned logo so grande Blog.
19 de Mar / 2020 às 12h21
Ao Baiano de Fé: Ainda bem que Juazeiro tem um Baiano de Fé como você. Fora de Juazeiro, mas preocupado com as coisas de lá. Esse Manoel Leão merece ser trucidado mesmo. Nós não vamos deixar esses comunistas voltarem... ele sempre foi um infiltrado: Enganou Misael, enganou Pedro Alcântara.. Enganou o povo da Santa. Comunista disfarçado! Tem de ter medo mesmo! Se a veremos não.