A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro acompanha um segundo caso suspeito de Coronavírus, apresentado por um jovem. De acordo com a secretária de saúde do município este jovem esteve na Europa e retornou a cidade recentemente. Segundo a secretária de saúde, Fabíola Ribeiro, a administração municipal tem seguido os protocolos repassados pela Secretaria Estadual de Saúde e por isso segue notificando os casos que se enquadrem no perfil de sintomas apresentados pelos infectados pelo coronavírus.
“A Secretaria de Saúde de Juazeiro fez o que é orientação das instâncias superiores, não tomamos essa decisão sozinhos. O suspeit é daqui de Juazeiro, um jovem que chegou da Europa e do ponto de vista epidemiológico ele apresentou os sintomas após os 14 dias depois de ter chegado a nossa cidade. Nós colhemos o material e estamos aguardando ainda se vai vir positivo ou não. Mas certamente, pela história epidemiológica, provavelmente pode estar vindo negativo”.
Na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito Paulo Bomfim anunciou a publicação de decreto estabelecendo uma série de medidas de caráter preventivo diante dos casos confirmados de H1N1 e suspeitos de COVID-19, o Coronavírus, no âmbito do município. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira e entra em vigor imediatamente, com validade até o próximo dia 20.
Em Juazeiro, dezenove casos suspeitos de H1N1 já foram notificados, sendo cinco confirmados, um óbito comprovado, oito casos sob investigação, duas mortes cujos exames aguardam resultados e seis casos descartados. Em relação ao Coronavírus, a medida vem como efeito da declaração de pandemia emitida pela OMS – Organização Mundial de Saúde e do surgimento de dois casos suspeitos, dos quais um já foi descartado.
“Estamos adotando as medidas necessárias como forma de prevenção, de proteger as nossas crianças e todos os juazeirenses. Nossa equipe de Saúde, coordenada pela secretária Fabíola Ribeiro, já vem se preparando com capacitações, treinamentos e está preparada para atender os pacientes. Além disso, a Sesau está em total sintonia com as demais instituições que formam a rede em Juazeiro. Estamos atentos e somando esforços para proteger a nossa população”, reforçou Paulo Bomfim.
“É preciso deixar claro que não há motivo para pânico. Nosso município já vem se preparando com medidas preventivas para diagnósticos, encaminhamentos e tratamento rápidos antes mesmo do anúncio feito pela OMS de pandemia mundial por conta do coronavírus. Com esse decreto o prefeito Paulo Bomfim adota a cautela necessária para esse tipo de situação. Nos reunimos com todas as unidades da rede de saúde de Juazeiro e estamos somando esforços para que possamos oferecer o melhor atendimento aos juazeirenses que necessitarem. Ressaltamos ainda a necessidade de se tomar os cuidados com a higiene pessoal”, concluiu Fabíola Ribeiro.
1 comentário
13 de Mar / 2020 às 20h22
Gente, essa moça já demonstrou que não tem aptidão para o cargo...estamos abandonados pelo poder público, a situação é desesperadora...se a secretaria de saúde não dá conta das situações rotineiras da cidade, imaginem com essa calamidade...meu Deus, seja nosso defensor! UPA sem atendimento humano, tudo misturado...esse homem precisa ser acionado pelo ministério público urgentemente, eles juntamente com esse secretariado precisam assumir por essas mortes, esses vereadores omissos, uns bandidos de colarinho branco