Representantes da Fundação Abrinq – Programa Prefeito Amigo da Criança, acompanhados da equipe da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, realizaram nesta quinta-feira (12), uma visita técnica nas Escolas de Educação Infantil – EMEIs, Leni Lopes e Vanda Guerra, em Juazeiro.
O objetivo da visita foi conhecer in loco as ações da gestão municipal e os principais serviços da Educação, Saúde e Social nos últimos quatro anos, voltados às crianças e adolescentes, já que o município concorre a 6ª edição do Prêmio Prefeito Amigo Criança.
Este Programa busca mobilizar e apoiar tecnicamente os prefeitos (as) e suas equipes na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Antes da visita às unidades escolares, os técnicos da Fundação Abrinq Augusto Guimarães e Sérgio Filho participaram de uma reunião com a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves, a articuladora municipal, Miranery Amorim e o coordenador da Casa dos Conselhos, Rossevelt Duarte, onde foram apresentados as ações e os projetos desenvolvidos na Educação na rede municipal de ensino.
A secretária da pasta pontuou que Juazeiro conseguiu avançar muito na Educação nos últimos anos, a exemplo do IDEB, que passou 2.7 para 5.4, a construção novas EMEIs, o que possibilitou a ampliação no atendimento na educação infantil, de 3 mil para 12 mil alunos, a reforma e climatização de 110 unidades escolares, das 137 existentes, diminuição da evasão escolar, entre outros avanços.
“Queremos agradecer a Fundação ABRINQ por este importante Programa e reforçar que o prefeito Paulo Bomfim tem trabalhado incansavelmente na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva, com garantia de acesso em todas as etapas da educação básica e na qualidade de vidas das crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou Lucinete.
Acompanhados pela articuladora, Miranery Amorim, os técnicos da Fundação Abrinq conheceram inicialmente a estrutura e o funcionamento da EMEI Leni Lopes, no bairro Piranga I e em seguida a EMEI Vanda Guerra, no Residencial São Francisco. “Durante a nossa conversa com a secretária de Educação, tivemos uma impressão positiva. Ela falou sobre muitos avanços, algumas dificuldades enfrentadas, e ficamos muito satisfeitos em saber que Juazeiro implementou um sistema de unificação de vagas, onde os pais podem fazer a matricula online, com mais tranquilidade. Na visita conhecemos as salas de aula, a estrutura geral das unidades, conversamos um pouco com os professores, merendeiras, coordenadores, verificamos na prática como as ações estão ajudando a melhorar os indicadores sociais das crianças”, explicou Sérgio Filho.
Ao realizar a adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança, os gestores municipais se comprometem a priorizar crianças e adolescentes em seus mandatos, fortalecer os Conselhos, ampliar os mecanismos de transparência- entre outras ações. Durante um período de 04 anos, os prefeitos contam com o suporte técnico da Fundação Abrinq e com metodologias específicas para planejamento e análise de orçamento público, além de indicadores e recomendações sobre as políticas municipais de educação, proteção social e saúde. Juazeiro é um dos 190 municípios baianos que aderiu ao Programa.
Emanuelle Lustosa/SEDUC
2 comentários
13 de Mar / 2020 às 20h58
Será que viram a merenda que está sendo servida?
14 de Mar / 2020 às 11h31
Uma gestão, que além de outras coisas, adora fechar escolas e dar duas bolachas com suco, por acaso tem algum "bom conduto" para ser bem avaliada por esses inspetores da Fundação Abrinq? Será que esses prepostos já fizeram umas visitas as escolas de Itamotinga, Salitre, João paulo II, Antônio Guilhermino? Se eu continuar citando as localidades com escolas em condições "não muito boas"meu espaço aqui nas opiniões do blog acaba (risos)...