Entre a tarde/noite desta quarta-feira (11) a RedeGN recebeu dezenas de áudios e vídeos de pessoas em tratamento e familiares que estão na casa do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) no Rio Vermelho, em Salvador, que estão tentando retornar para Juazeiro e não conseguem porque não tem transporte.
Num dos vídeos, uma paciente alega que são várias pessoas cirurgiadas que devem retornar para cidade de origem a fim de iniciar o processo de recuperação. Em outro vídeo, uma ocupante da casa do TFD explica que teve de levar um colchonete porque a sua sobrinha estava dormindo no chão.
Mesmo fora do expediente, a reportagem da RedeGN manteve contato com a Secretária Municipal de Saúde Fabíola Ribeiro que encaminhou a seguinte nota:
SESAU esclarece assistência prestada pelo TFD de Juazeiro
A Secretaria da Saúde em Juazeiro informa que dispõe de transporte próprio para realizar as viagens com os pacientes para Tratamento Fora do Domicílio em Salvador, além disso, possui uma empresa contratada e disponibiliza passagens em outra conveniada. Nesta quarta-feira (11), 46 pessoas estão viajando para Salvador e os 70 pacientes que se encontram para retorno a Juazeiro, irão voltar nesta quinta-feira (12).
Com relação ao veículo que fica a disposição na casa para tráfego, casa-hospitais, está com problemas mecânicos e a secretaria está buscando resolver junto à empresa contratada, mas logo voltará a transportar os pacientes na capital. A Secretaria ressalta ainda que esta informação está sendo repassada para os pacientes na hora que os mesmos chegam à sede da SESAU para liberação das viagens.
Em dezembro de 2019, a casa do TFD passou a ser sediada em novo endereço, na Rua Alagoinhas, no Bairro Rio Vermelho. A nova residência é mais ampla e confortável, com sete quartos, sendo um reservado para cadeirantes e outro para pacientes infantis, além de sete banheiros, sala, cozinha, despensa, área de serviço, varanda, terraço e garagem. Na parte de baixo da casa foram separados quartos para funcionários e motoristas.
Somente no ano passado, 7.440 pessoas foram encaminhas a Salvador, sendo realizadas 223 viagens com transporte da secretaria. Foram emitidas ainda um total de 1.950 passagens de ônibus pela empresa conveniada. A SESAU reforça ainda que trabalha com objetivo de assistência de qualidade e que atenda as necessidades dos pacientes com o máximo de conforto.
Ascom Sesau
PS: A Secretária informou que o ônibus sai às 22 horas com destino a Salvador para trazer os pacientes do TFD.
Redação redeGN
4 comentários
11 de Mar / 2020 às 20h55
Porque não exonera essa secretária de saúde,já demonstrou até de mais que não serve para a saúde de nossa cidade! Mas tem que cumprir acordo, a população que sofra, eles não estão nem aí!
11 de Mar / 2020 às 20h56
Pense num prefeito fraco!
11 de Mar / 2020 às 21h13
Essas notas feitas já encheram o saco, acorda juazeiro, ate quando vcs irao deixar essa turma destruir sua e seu povo desse jeito. Não esta tendo agua no centro de saúde 3 pros pacientes do CIDHA, vai ter transporte pra ngm, abram o olho! Cade o ministério publico dessa cidade?
12 de Mar / 2020 às 04h48
Enquanto isso membros do governo alugam os próprios veículos e fazem uso em serviços próprios como por exemplo indo pra fazendas e sítios. A farra de carro alugados são tantos que o bagulho é doido. Já os pacientes e contribuintes que fiquem a mece. O tribunal de contas tem que ver essas despesas extras kkkkk