Construir uma mulher tem sido um grande desafio para os dias atuais. Viemos de uma geração conservadora, resultado da sociedade da época. Podada nos nossos sentimentos e prazeres, a mulher foi vitimada nos relacionamentos e na vida e o que é pior, na própria mente.
Vivenciei desde cedo, o patriarcado dentro de casa, uma construção social representada pelo meu pai, que atingia a relação familiar, onde também o papel de mãe, muitas vezes, foram as reproduções machistas.
Tudo aquilo que a vida os ensinaram a ter. Já entendia que enfrentaria muitas coisas, e naquela época, não sabia o que era feminismo, sofria com essa desigualdade, mas queria minha liberdade e igualdade como mulher. E o feminismo, é apenas isso, igualdade de gênero, que significa, direitos iguais entre homens e mulheres.
Casei, acreditando que mudaria esse contexto, mas percebi, que meu espaço era de uma nova mulher, com submissões e reproduções machistas. Divorciada, mãe, filha, mulher atuante, encontrei no trabalho, nos estudos e na vida, as diversas possibilidades de existir e de ser feliz comigo e com quem eu quiser.
Toda Mulher precisa se libertar na mente, nos preconceitos e nos seus medos. Foi uma grande missão e experiência, a partir de então. Enfrentar o próprio pensamento e comportamento, acreditar em si mesma, fazer-se companhia, carinho, amor, abrigo. Se preparar para a vida e fortalecer todas as emoções envolvidas no processo de dor, solidão e plenitude, o que mudaria por completo a minha vida.
Empoderar-se e se reconhecer como mulher, mãe, guerreira, leal, autêntica, firme. Sem precisar fingir orgasmos ou conviver com traições, violências e relacionamentos abusivos. Ser mãe, ser precisar ser pai. Ocupar apenas espaço de mãe, e isso, a maioria das mulheres sabem fazer bem.
Vivemos em uma constante pressão da sociedade, que não se preocupa com a mulher, e sim, com suas escolhas. Isso não pode ser um problema, para nós, pelo contrário, deve ser um enfrentamento e missão de vida. Não tenham medo, ergam a cabeça, se refaçam todos os dias.
Não podemos ser mulher?! Sim, podemos! Podemos ser o que quisermos ser. Podemos parir natural, podemos fazer uma cesárea, podemos namorar, podemos ser solteiras, podemos ter filhos ou não, podemos decidir amamentar ou não, podemos estudar, se formar, casar, viver, podemos tudo. Podemos decidir por nós! Somos responsáveis em quebrar as barreiras que gerem mudanças e que tragam felicidade e liberdade de expressão, nos dando direito a vez e voz.
Não aceitamos mais conviver com opressão, com migalhas, com a entrega de tudo que é mais precioso, que é a nossa própria vida. Se quer somar, chegue! Se quer nos destruir, some! Empoderar-se, é isso! É decisão, é acalmar a alma, é não ser menor, é ser o que você quiser ser. É se respeitar, se amar, se proteger.
Nada disso é fácil, precisamos unir os pedaços de tudo que nos desmontou um dia. Juntar os cacos, costurar as arestas, remendar-se do que fez você ser, quem és hoje. Afinal, a vida é para ser consagrada, em sua mais bela e dolorosa construção. As alegrias e tristezas se misturam, mas, o importante é a certeza de que não voltaria atrás, porque depois que você descobre o que é direito, liberdade e amor próprio, nada volta a ser como antes.
Lorena Pesqueira
Psicóloga
11 comentários
08 de Mar / 2020 às 06h39
BOM TEXTO. SAUDADES DA PRESIDENTA DILMA. MULHER HONESTA E TRABALHADORA GASOLINA ERA 2.30. HOJE TUDO PIORANDO. BOLSONARO PIOR QUE COLLOR. HOJE GASOLINA 5.00. BOLSONARO LARANJA FAZENDO MAU
08 de Mar / 2020 às 07h11
Mudar é a tônica do momento, mas não uma simples mudança daqui para ali mas para onde os pensamentos levarem. Emponderar é descobrir-se como ser possuidor de direitos, e lutar para estes se concretizarem, não se conformando com menos, e assim avante Mulheres guerreiras, e que a suas lutas sejam coroadas de êxitos, e que não só hoje mais todos os dias sejam dia de Mulher.
08 de Mar / 2020 às 08h29
" CUMPRICADO CUMADRI !",EU DIRIA QUE A MULHER TEM MUITO A VER COM O MACHISMO TRADICIONAL,,QUANDO,NO PAPEL DE MÃE INCUTIA DESDE MUITO CEDO NA CABEÇA DE SEU FILHO VARÃO,QUE ELE SERIA O CABEÇA DA CASA,O CHEFE DA FAMILIA E QUE DIANTE DA ESPOSA,DEVERIA HONRAR A CALÇA QUE VESTE,E QUANDO ELA,MÃE,PERCEBIA QUE A ESPOSA ESTAVA DE ALGUMA MODO "MANDANDO" EM SEU FILHO,ELA O CHAMAVA PARA ALGUNS "CONSELHOS", NÃO SER FROUXO ! ,FOI ASSIM QUE FUI EDUCADO E CRIADO! PARA REFORÇAR TUDO ISTO,VEM A MAIORIA DAS RELIGIÕES,MACHISTAS POR PRINCIPIO E TRADIÇÃO..TEM NA BÍBLIA ALGUM LIVRO ESCRITO POR MULHER ?..
08 de Mar / 2020 às 08h32
EU COSTUMO DIZER QUE,SE O CRIADOR ESTAVA COM RAIVA QUANDO CRIOU O HOMEM,MAIS RAIVA AINDA,ESTAVA QUANDO CRIOU A MULHER.
08 de Mar / 2020 às 08h37
A GRANDEZA DE UM HOMEM SE AVALIA PELA GRANDEZA DO RESPEITO QUE ELE TEM,INDISTINTAMENTE, PELA MULHER,SEJA ELA UMA SANTA,SEJA ELA UMA ALMA QUALQUER, PERDIDA SEM RUMOS PELOS LABIRINTOS E SARJETAS DA VIDA !
08 de Mar / 2020 às 09h52
A mulher tem sido vítima de terríveis preconceito: o machismo; o racismo se destacam como as maiores agressividades ferindo a ordem, os direitos humanos, o exercício da cidadania – emperrando gravemente o processo de civilidade. Quando à sociedade de valorização suprema do capital, produz os muitos, violentos e graves problemas sociais, atingem em cheio as pessoas - mais fortemente as de menor renda financeira, as mulheres são maiores vítimas disso, as negras ainda em condição pior.
08 de Mar / 2020 às 09h54
O mundo tem vivido movimentos sociais de mulheres, se juntam a outros no combate a tudo isso – defendo uma sociedade justa, igualitária, democrática, fraterna, solidária, abundante e de paz. As mulheres têm conquistado espaços políticos e sociais, mundo a fora, aqui no Brasil, se pode ver isso com certa clareza.
08 de Mar / 2020 às 09h55
Muita coisa ainda precisa mudar: a injusta diferença salarial, mesmo quando exerce função similar à do homem; diminuir a diferença de oportunidades que atinge a elas; acabar a com as violências covarde contra a mulher; reconhecer intensamente o valor social feminino, que a meu ver supera a nós homens.
08 de Mar / 2020 às 09h58
Olga Benário, Rosa Luxemburgo; Joana Angélica; Maia Quitéria e tantas outras que saíram das amarras do sistema e estimularam à Luta contra a opressão e por direitos. Que todos os dias possa ser sem feminicídio, machismo, racismo, homofobia... ... ... Parabéns a todas as Mulheres – 8 de março é seus Dia Internacional.
08 de Mar / 2020 às 11h43
Ave Maria! Cheguei a conclusão agora diante do comentário de QUIM que além de bozo é meio doido, e FARIZEU! EU HEIM velho QUIM me poupe.
08 de Mar / 2020 às 22h24
SEU Verdade...POIS É AMIGO,PELO JEITO VOCE NÃO ENTENDEU BULUFAS DO QUE EU DISSE.AÍ FICA DIFICIL VIU ? QUE O CAPITÃO TEM A VER ?