Mesmo chegando aos últimos dias do verão, as altas temperaturas não dão trégua. Enquanto a promessa de chuva não se concretiza, os petrolinenses optam por relaxar nas águas do Velho Chico, nas ilhas do município, para amenizar o calor intenso.
Pensando nisso, e para proporcionar maior conforto e tranquilidade para quem frequenta essa área ribeirinha, a Prefeitura de Petrolina está promovendo mutirões de limpeza nas principais "prainhas" da cidade.
Ainda que existam lixeiras coletoras distribuídas por estes espaços, o grande fluxo de pessoas que fazem o descarte inadequado de materiais podem causar acúmulo de lixo, que além de ser incômodo para os banhistas, pode gerar transtornos ambientais, principalmente para o rio.
Para mudar essa realidade a Secretaria de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), tem atuado na limpeza e na catação minuciosa de resíduos nesses locais.
Já foram inspecionadas as ilhas do Maroto e do Massangano; e a próxima será a Ilha do Rodeadouro. Nas coletas são recolhidos materiais plásticos de todos os tipos; latas de alumínio; garrafas de vidro; material orgânico e resíduos de diversas naturezas. Além da catação, as equipes realizam serviços de capina, poda e pequenos reparos nos equipamentos.
Todavia, o secretário de serviços públicos, Alisson Oliveira, adverte: "Não adianta a gente enviar equipes todo mês se a população não se conscientizar. A cada mutirão que fazemos, encontramos toneladas de lixo descartado em locais impróprios. Cacos de vidros que podem ocasionar acidentes com crianças, plásticos que podem entrar nas águas do nosso rio São Francisco e diversos outros tipos de lixo. Pedimos que cada um faça sua parte, leve sua sacolinha e recolha seu próprio material. O meio ambiente agradece".
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários