Apesar da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus registrado no Brasil em São Paulo, a Secretaria da Saúde em Juazeiro tranquiliza e informa à população que não há motivo para pânico no município.
A rede da saúde na cidade está atenta às necessidades e seguindo os cuidados de prevenção repassados pelo Ministério da Saúde, incluindo orientações aos profissionais quanto a análises e diagnósticos.
Dentro dos cuidados evidenciados pelo Ministério da Saúde para proteção e cuidados contra contaminação por vírus estão: lavar bem as mãos, usar álcool gel, evitar sair de casa para locais com grande presença popular com qualquer sintoma de febre e gripe, lavar bem os alimentos antes das refeições, cuidar para manter uma alimentação saudável, além da prática de atividade física sem alterações.
A Secretaria da Saúde em Juazeiro reforça ainda a não automedicação, pois o uso de qualquer medicação deve ser passada ou administrada por um profissional de saúde para diagnóstico e eficácia no tratamento.
Na Bahia, o caso de um bebê com suspeita de coronavírus já foi descartado e os casos em análise estão sendo concentrados nos seguintes estados: Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo (primeiro caso confirmado) e Santa Catarina. Para o médico infectologista da rede de saúde pública em Juazeiro, Washington Luís, os sinais e sintomas a serem observados são: tosse seca, febre e cansaço. “Outros podem apresentar dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarréia, ressaltando ainda que os pacientes em investigação viajaram para países onde a concentração do novo coronavírus está elevada. No Brasil, somente um caso até o momento foi confirmado”, destacou o infectologista.
A secretária da Saúde em Juazeiro, Fabíola Ribeiro, ressalta que o momento de atenção à saúde deve acontecer diariamente, mas não existe motivo para pânico na cidade. “Estamos acompanhando as notificações e divulgações através do Ministério da Saúde. Aqui em Juazeiro, nossas equipes de saúde estão desde janeiro se reunindo com levantamento de dados para vírus e arboviroses, bem como um momento para explanação deste novo coronavírus e medidas preventivas. O que podemos observar é que os cuidados de higiene pessoal são indispensáveis para que seja evitada toda e qualquer propagação de vírus pelo nosso corpo”, descreveu.
Débora Souza-SESAU
0 comentários