O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), reagiu à iniciativa do presidente Jair Bolsonaro de compartilhar em grupos de WhatsApp vídeos que convocam manifestações para o próximo dia 15 a seu favor e contra a corte e o Congresso.
Segundo o decano do STF, a iniciativa, "se confirmada", revela "a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de Poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!!".
O ministro enviou a mensagem por escrito à reportagem. No texto, Celso de Mello afirma ainda: "O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das leis da República". Os crimes de responsabilidade são passíveis de pena de perda do cargo -ou seja, de impeachment.
Folha Press
9 comentários
26 de Feb / 2020 às 17h04
MAIS UM JUIZ DEFENSOR DE BANDIDO,ENQUANTO LULA ROUBAVA E TRAIA A PARIA O SENHOR FICAVA CALADINHO NÉ ?
26 de Feb / 2020 às 17h31
NUNCA ESTEVE A ALTURA E NUNCA ESCONDEU DOS SEUS PSEUDOS SEGUIDORES ...
26 de Feb / 2020 às 17h32
NUNCA ESTEVE A ALTURA E NUNCA ESCONDEU DOS SEUS PSEUDOS SEGUIDORES ...
26 de Feb / 2020 às 17h52
VERDADE. BOLSONARO NA MAMATA 40 ANOS VIVENDO DO DINHEIRO PUBLICO. BOLSONARO INIMIGO DO POVO
26 de Feb / 2020 às 17h53
Bolsonaro Gedeu nunca mais
26 de Feb / 2020 às 21h25
Esse é outro que está na Lava Jato. Temos que sanear este país e tirar esses coronavírus da política.
27 de Feb / 2020 às 09h06
ESSE TEM SER CASSADO NÃO JEITO, SÓ ÓDIO E VIOLÊNCIA, TIPO MILICIANO
27 de Feb / 2020 às 10h32
Bolsonaro não está à altura do cargo, diz Celso de Mello... Não vi na matéria, esta afirmação por conta do ministro. Embora, eu até concorde com isso mas não se pode colocar palavras na boca das outras pessoas, pois ele colocou isto entre aspas. PS: Está entre aspas: Segundo o decano do STF, a iniciativa, "se confirmada", revela "a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional, que ignora o sentido fundamental da separação de Poderes, que demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais Poderes da República traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático!!!".
27 de Feb / 2020 às 20h47
PARABÉNS MINISTRO CELSO DE MELLO, ALGUÉM TEM QUE DAR UM BASTA NESSA COISA, JÁ FOI LONGE DE MAIS