Poema do juazeirense Edi Santana Barbosa intitulado “Lamento da Periferia“ ficou em 3ª colocação no Concurso Nacional de Novos Escritores-CNNE. O mesmo vai compor o livro – Coletânea Poética NOVA POESIA com previsão para o final de março de 2020.
O conto “Solidão”, também dele, foi selecionado para compor a Coletânea de contos.
Abaixo confira o Poema premiado:
LAMENTO DA PERIFERIA
Quem acha que é muito duro tudo o que vou te falar
Não sabe nada da vida ou nunca esteve por lá.
Viver lá não é moleza nisso eu tenho razão
Pois falta de tudo minha gente até sandálias e pão.
Vivem abandonados por conta da própria sorte
Poder público não se acha procure de sul a norte.
E toda aquela gente sofrida procura se animar
Buscando sorte na vida não sei se ela chega por lá.
Moradia decente na certa não se encontra por lá
Saneamento nem praça para os meninos brincar.
Falta tudo em estrutura de um bairro organizado e decente
Até parece que lá não mora e nem vive gente.
Escola até que existe mais é difícil entender
A fome fala mais alta fica impossível aprender.
Contam minutos por minutos a hora de a merenda chegar
Quem sabe assim a fome pode um pouquinho se acalmar.
De quatro em quatro anos passam os candidatos por lá
Pedindo votos dizendo que a situação vai melhorar,
Depois que se elegem no bairro volta mais não
E o pessoal de bobeira espera mais uma eleição.
Vivem na esperança que um dia as coisas vão melhorar
Mas é preciso minha gente coragem para lutar.
Lutar por uma vida descente em que todos possam ganhar
Moradia, saúde, segurança e educação para mudar.
Muitos clamam ao senhor achando que é a solução
Não sou descrente e acredito que Deus é a nossa união.
Mas não cruze os braços irmão esperando um milagre chegar
Pois toda conquista é árdua só lutando podemos mudar.
Edi Santana Barbosa
25 comentários
22 de Feb / 2020 às 05h21
VERDADE. HOJE TUDO DIFICIL E TUDO PIORANDO. BOLSONARO MILIONARIO SO AJUDA MORO RICO REGINA DUARTE RIQUISSIMA
22 de Feb / 2020 às 05h24
BOLSONARO E MORO ENGANOU O BRASIL. O POVO SOFRE
22 de Feb / 2020 às 08h11
PORQUE LULA MANDOU NOSSO DINHEIRO PRA CUBA E NÃO PARA O NORDESTE ?
22 de Feb / 2020 às 08h12
PORQUE LULA CONSTRUIU ARENAS ESPORTIVAS AO INVÉS DE CONSTRUIR HOSPITAIS ?
22 de Feb / 2020 às 08h13
PORQUE LULA SAQUEOU A PETROBRAS E OS FUNDOS DE PENSÃO ?
22 de Feb / 2020 às 08h14
PORQUE O PT DEIXOU DE SER PARTIDO PARA SE TRANSFORMAR NA MAIOR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE JA EXISTIU NO BRASIL ?
22 de Feb / 2020 às 08h17
POIS É,HANS RIVER DEMONSTROU QUE FOI HADDAD E NÃO BOLSONARO QUE FEZ DISPAROS EM MASSA NO WHATSAAP. O PT ACUSA O OUTRO DO QUE ELE FAZ,SENDO ASSIM,QUANDO ESTIVER ACUSANDO ESTARÁ FAZENDO O MESMO.
22 de Feb / 2020 às 09h12
Lamento da periferia é um poema de cunho social a nível mundial, não apenas nacional e local. O poeta trata na linguagem poética um tema que afligem todo o mundo. Lamento da periferia nos leva a uma reflexão profunda sobre as mazela da humanidade.
22 de Feb / 2020 às 09h18
Ver Lamento da Periferia sendo reconhecido a nível nacional é um prazer indescritível. Conheço alguns trabalhos desse Grande escritor, poeta Juazeirense Edi Santana Barbosa. O reconhecimento do seu trabalho meu caro a nível nacional é um tapa na cara dessa cidade tão injusta e hipócrita. E o mais interessante é que o senhor leva o nome da cidade de Juazeiro da Bahia atrelado ao seu quando se é selecionado nesses concursos Brasil a fora.
22 de Feb / 2020 às 09h24
Meu querido amigo Edi Santana Barbosa, estou ainda dando pulos de alegria em ver que 2 trabalhos seus foram selecionados no concurso nacional para fazer parte de um livro. Quanto a mim não preciso que seu trabalho seja premiado, pois, conheço e sei do seu potencial como escritor. Aliás você é meu Matemático Poeta. Alegriaaaa imensa Poeta...
22 de Feb / 2020 às 09h31
Isso é apenas o começo meu Grande escritor poeta Edi Santana Barbosa, seu trabalho é muito forte e necessário. Lamento da Periferia deve ser um poema odiado pelos nossos gestores, pois vai na ferida. Acompanho seu trabalho e percebo que sua arte é livre, sem amarras, nos chamando a uma reflexão profunda sobre a vida e as questões sociais que nos rodeia. Isso te situa como um artista independe, crítico, atento as questões sociais e ao ser humano.
22 de Feb / 2020 às 09h45
Não quero te parabenizar, mas sim, te agradecer por esse Poema. Ele é tão necessário, preciso e urgente. Esse poema te coloca como um poeta mundial sim, pois você aborda um tema social a nível mundial e não apena nacional.
22 de Feb / 2020 às 19h04
Meu Professor Edi Santana emplacou dois trabalhos nesse concurso que coisa maravilhosa. Um conto que vai está no livro e um Poema que ficou na 3ª colocação, massa de mais é o reconhecimento de um grande escritor. Segue em frente meu professor o senhor merece.
22 de Feb / 2020 às 19h07
Vejo o trabalho desse grande escritor juazeirense desde quando Geraldo José trabalhava na rádio Juazeiro, onde ele abriu alguma vezes o programa com texto desse escritor. Depois com o blog vire e mexe tem algum texto dele. Parabéns pelo feito Professor Edi Santana, você tem muito talento.
22 de Feb / 2020 às 19h15
Meu querido amigo estou tão feliz por você, isso só é o começo, continue participando desses concursos a nível nacional. Vamos ver mais trabalhos seu sendo reconhecido nesse Brasil a fora. Quanto ao reconhecimento em Juazeiro da Bahia.........não se importe…Você é um grande escritor e Poeta. O irônico é que de certa forma você divulga o nome dessa cidade quando seu trabalho tem um destaque como esses. Eta Juazeiro ........
22 de Feb / 2020 às 23h17
Eu já sabia que quando você começasse a concorrer nesses concurso no Brasil a fora seu trabalho seria reconhecido. Quem acompanha seu trabalho de perto como eu nunca tive dúvidas disso. Esse reconhecimento a nível nacional foi a melhor coisa que te aconteceu meu amigo. Prepare seu coração pra coisa que eu vou contar.......Muitos virão....Beijos meu Escritor, Poeta, amigo.
22 de Feb / 2020 às 23h21
Grande Poeta Edi Santana Barbosa esse seu poema” Lamento da Periferia” com certeza não faz sucesso entre os escrotos dessa cidade, pois ele vai na ferida, chama o povo a uma reflexão profunda. Seu poema é verdadeiro e externa a realidade de muitas cidades brasileira. Sim, Juazeiro tem um grande escritor, poeta livre.
23 de Feb / 2020 às 09h59
Veja a pequenez de algumas pessoas dessa cidade. Um artista da cidade é premiado e as pessoas ficam postando coisas sobre a policagem pobre. Cara se toque, veja o teor gracioso do poema do artista que está a cima dessa policagem mesquinha.
23 de Feb / 2020 às 21h08
PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS, PELAS SABIAS E ATUAIS COLOCAÇÕES QUE REFLETE O DIA, DIA DAS CIDADES INTERIORANOS E GRANDES METRÓPOLES. O RESTO É SÓ MI MI MI EM DEFESA DE UM MITO QUE NÃO SE SUSTENTA...
28 de Feb / 2020 às 16h44
Estou aguardando agora o CONTO meu grande escritor. Aguardo ansioso esse conto aqui em Geraldo José. O conto é mais prolongado mais com certeza não falta inspiração nessa cabeça. Manda logo na próxima semana esse conto que foi selecionado e vai está no livro.
29 de Feb / 2020 às 14h28
Tem um projeto de lei de 2018 em homenagem ao Grande Poeta Manuca Almeida Chamada “Comenda Manuca Almeida de Mérito Poético” que no dia 14 de março de cada ano homenageia alguém envolvido com a Poesia....Funciona? Está sendo concretizado todos os anos? Caso esteja por que esse Poeta extraordinário Edi Santana Barbosa ainda não foi homenageado? Por que?
29 de Feb / 2020 às 19h21
O trabalho do Professor Edi Santana é muito crítico, muito livre, isso incomoda a muitos. Esse poema mesmo Lamento da Periferia é um poema social a nível mundial. A grande questão dessa comenda oferecidas pelo governo municipal de Juazeiro é quem faz a análise? Uma comissão de profissionais na área? Quais os critérios? O cara emplacou um poema em 3º colocação num concurso nacional e o conto ficou selecionado pra compôs o livro de contos a nível nacional......E aí......O nome de Juazeiro da Bahia está lá divulgado no site nos resultado do concurso.
29 de Feb / 2020 às 19h42
O trabalho do Professor Edi Santana é muito crítico, muito livre, isso incomoda a muitos. Esse poema mesmo Lamento da Periferia é um poema social a nível mundial. A grande questão dessa comenda oferecidas pelo governo municipal de Juazeiro é quem faz a análise? Uma comissão de profissionais na área? Quais os critérios? O cara emplacou um poema em 3º colocação num concurso nacional e o conto ficou selecionado pra compôs o livro de contos a nível nacional......E aí......O nome de Juazeiro da Bahia está lá divulgado no site nos resultado do concurso.
29 de Feb / 2020 às 20h57
Tenho acompanhado o trabalho dessa figura, ele tem um trabalho consistente na poesia, sua poesia tem um cunho social muito forte, já passou do tempo de Juazeiro da Bahia reconhecer o talento indiscutível desse grande escritor juazeirense.
29 de Feb / 2020 às 23h17
Com dois trabalhos selecionados no CNNE que vão estar nos livros e divulgando o nome de Juazeiro da Bahia no Brasil a fora.........não é possível que eles ainda vão ter a cara de pau de ignorar nosso Poeta do Santo Antônio.