A grande maioria das pessoas conhece o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina por ser uma maternidade de alto risco. O que muitos talvez não saibam é que a unidade também é referência para saúde da mulher.
O hospital presta atendimento ambulatorial à mulher e de urgência e emergência, além de realizar cirurgias oncológicas. Somente em 2019, foram realizados mais de 2 mil mamografias e mais de 700 ultrassons de mama. Exames realizados como método de rastreamento (diagnóstico precoce) e prevenção do Câncer de Mama.
"Este mês, no dia 05, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia e aproveitamos para destacar a importância dos exames periódicos anuais, ou feitos de acordo com o histórico clínico, além de divulgar os serviços oferecidos pelo HDM/IMIP. Desse modo, também buscamos promover uma sensibilização e conscientização sobre o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país", esclarece a enfermeira gerente da Bioimagem, Fernanda Mirelle.
A urgência e emergência do HDM funciona com a acolhimento de classificação de risco e a mulher deve procurar o atendimento sempre que necessário. Já no ambulatório, as consultas são reguladas pela VIII Gerência Regional de Saúde, que distribui as vagas entre os sete municípios que abrange. A marcação é feita pelas secretarias municipais de saúde.
Vale ressaltar que o rastreamento mamográfico consiste em realizar o exame anualmente em mulheres com 40 anos ou mais. A partir dos 70 anos, a frequência dependerá do critério médico. Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser periódica a partir dos 35 anos de idade.
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
0 comentários