A Executiva Nacional do Partido Verde vêm a público repudiar os novos ataques do governo Bolsonaro à política ambiental brasileira. Somente nesta semana:
- Depois de reduzir drasticamente a participação de organizações da sociedade civil do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no ano passado, o governo agora excluiu completamente a sociedade civil do FNMA (Fundo Nacional de Meio Ambiente), que passa agora a ser composto somente por entidades governamentais.
- Foi assinado o projeto de lei do governo que autoriza exploração mineral, produção de petróleo, gás e geração de energia elétrica em terras indígenas. Durante o evento de assinatura, o presidente da República declarou que se pudesse "confinaria os ambientalistas" na Amazônia.
- Em portaria do ICMBio, o governo autorizou a pesca esportiva nas Unidades de Conservação Ambiental em todo o país.
Sobre esses novos ataques ao Meio Ambiente, o Partido Verde declara que:
- Repudia o desmonte do arcabouço de proteção ambiental no país, construído com muitas dificuldades e à custa de muita luta e de vidas nos últimos 30 anos;
- A exclusão de organizações da sociedade civil dos mecanismos de decisão da política ambiental representa um retrocesso inaceitável e que demonstra o caráter autoritário e destrutivo do atual governo;
- O PL de exploração das terras indígenas aumenta a vulnerabilidade dos povos tradicionais frente às pressões das multinacionais que exploram os recursos naturais não-renováveis e representa uma ameaça para os biomas nacionais, principalmente para a Amazônia;
- Ao falar de confinamento de ambientalistas na Amazônia, Jair Bolsonaro flerta com ideias que remetem ao nazismo e ainda demonstra profundo desprezo e desconhecimento sobre a maior floresta tropical do mundo, a relegando como se fosse um local de castigo e punição;
- A portaria que institui a pesca esportiva em Unidades de Conservação fragiliza o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) e é ilegal, na medida em que seus poderes não podem estar acima da Lei do SNUC.
O Partido Verde, através de sua Executiva Nacional, convoca todos/as nossos/as filiados/as, dirigentes e parlamentares para denunciar mais esses ataques ao meio ambiente brasileiro.
O governo de Jair Bolsonaro é um desastre ambiental e uma ameaça a todos os esforços de construção global de soluções para a Crise Climática.
Brasília, 7 de fevereiro de 2020.
Partido Verde
12 comentários
08 de Feb / 2020 às 22h30
Parabéns partido Verde. Bolsonaro nunca mais. Gasolina 5.00
08 de Feb / 2020 às 22h31
DEUS ME LIVRE DO MAU BOLSONARO PIOR QUE COLLOR
08 de Feb / 2020 às 22h33
bolsonaro moro enganou o Brasil. devia ta na cadeia da papuda
08 de Feb / 2020 às 22h36
tanta coisa que não presta aumenta??? doenças miseria fome carestia desemprego e Bolsonaro só viajando e nunca leva a esposa
09 de Feb / 2020 às 00h41
Esse governo é o de seguimento de Temer. Quem seguiu Temer, do PV, deu Aval para o que está aí. Por isso o PV perde, e deve seguir no apoio à esquerda de onde saiu.
09 de Feb / 2020 às 08h48
CHORA COMUNISTAS ,O FIM DE TODAS ESQUERDA ESTA CHEGANDO AO FIM.
09 de Feb / 2020 às 09h09
O Brasil está deixando de ser colônia de países estrangeiros, e está começando a explorar seu potencial ambiental em proveito próprio. Os ambientalistas de escritório, ligados à ONU, querem a submissão à Europa. Depois do fiasco do "degelo" da Antártica e do fim eminente da camada de ozônio, agora miram sua visão no produto verde. São contra o agronegócio e querem que os índios continuem a ser figuras decorativas na amazônia, coisa que eles próprios não querem.
09 de Feb / 2020 às 09h11
Queremos uma política ambiental nacional, não uma importada. Vamos viver a nossa realidade.
09 de Feb / 2020 às 09h13
Podem discordar, é um direito deles. Mas combater o desenvolvimento do país é anti-patriótico.
09 de Feb / 2020 às 09h14
Um governo que não entregou a Amazônia às ONGs fantasmas criadas por interesses estrangeiros não fará nada prejudicial ao país. Chega de ladainha e vamos trabalhar.
09 de Feb / 2020 às 10h14
E POR QUAL RAZÃO O INDIO NÃO PODE EXPLORAR RACIONAL E COMERCIALMENTE AS SUAS TERRAS ? NÃO SÓ PODE COMO DEVE USUFRUIR DA RIQUEZA EXISTENTE SOB SEUS PÉS,TEM TODO O DIREITO TANTO QANTO COMO O HOMEM DITO CIVILIZADO,MAS,QUE DE CIVILIZADO NÃO TEM COISA ALGUMA.AVANTE CAPITÃO,QUEM ESTIVER CONTRA,ESTA CONTRA O BRASIL.
10 de Feb / 2020 às 14h14
Fora Bozo. Há mais de 500 anos os índios resistem. Se quisessem explorar as terras, já teriam feito. Vamos respeitá-los. O interesse desse governo nefasto é o interesse dos grileiros, madeireiros e de mineradoras. Torcendo para que o congresso barre mais esse retrocesso.