Para esquentar os dias que antecedem a folia de Momo, o Governo de Pernambuco deu início à programação do Bora Pernambucar no Carnaval, no Cais do Sertão. A abertura contou com desfile de marcas pernambucanas, apresentação do centenário Bloco das Flores, homenageado do Carnaval do Recife, e show de Ylana Queiroga e Ska Maria Pastora - com o projeto Ska Frevando e participação de Flaira Ferro.
Realizado pelas secretarias de Cultura e Turismo do Estado, Fundarpe e Empetur, a programação do Bora Pernambucar no Carnaval segue até o próximo domingo (9) e busca promover a diversidade cultural do ciclo carnavalesco pernambucano. Nesta quinta-feira (6/2), será a vez do Coco Raízes de Arcoverde – que tem Assis Calixto como Patrimônio Vivo –, do afoxé Alafin Oyó e do cantor Romero Ferro, além do DJ Mozão, se apresentarem no evento.
"Nós fizemos uma abertura belíssima no Cais do Sertão e teremos uma programação que representa um pouco da cultura pernambucana no ciclo carnavalesco. Maracatus, blocos líricos, caboclinhos, bonecos gigantes, la ursas, caretas, caiporas, papangus, vai ter um pouco de tudo durante esse período, pra gente receber bem o público local e o turista", destacou Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.
"A decisão de unir a programação de cultura com a promoção do turismo no estado revela a integração da gestão, e é também uma ótima oportunidade para os artistas mostrarem a diversidade do Carnaval pernambucano", ressaltou Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe. No ano passado, o Governo de Pernambuco realizou um investimento em torno de R$ 21 milhões para o Carnaval, gerando uma injeção de R$ 2 bilhões na economia do estado durante o período carnavalesco.
Desfile de moda - Artistas pernambucanos desfilaram durante a abertura do Bora Pernambucar no Carnaval com peças de marcas e estilistas como Abacaxi de Praia, Aladê, Alice Marinho, Arte em Linhas, Cobogó, Contém Glitter, Colombina, Coreto por Lu Ribeiro, Diabo a Quatro, Diabo Lôro, Dona Quitéria, Espaço Ventos, Jailson Marcos, Maria Ribeiro, Menina dos Olhos, Pipoco, Rafa Que Faz, Studio Lama, Viva Eterniza e Xuruca Pacheco.
Várias destas peças estão expostas e à venda na ExpoCarnaval, feira criativa realizada há 12 anos, com a presença de pequenos e médios produtores de artesanato do Estado, e a feira Todxs na Moda, com designers, estilistas e grifes do mercado de roupas e acessórios de Pernambuco.
Ascom Secult
0 comentários