Os secretários Cida Gama (SEDES), Lucinete Alves (SEDUC), Fabíola Ribeiro (SESAU), Sergio Fernandes (SECULTE), além do procurador do município Eduardo Fernandes se reuniram nesta quarta-feira (05) na Escola de Formação de Educadores de Juazeiro (EFEJ), com representantes do governo do estado para discutir a implantação de um núcleo do programa NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia em Juazeiro.
O programa NEOJIBA é uma política pública construída com a participação da sociedade, Governo do Estado, município e de empresas parceiras. A base do programa são orquestras músicas infantis e juvenis. Em Juazeiro, a ideia inicial é que o núcleo seja desenvolvido, prioritariamente, com alunos da rede municipal no Centro Social Urbano (CSU) e que esteja funcionando ainda no primeiro semestre de 2020.
O coordenador de núcleos, Adriano Cenci, detalha como funciona o NEOJIBA. “Trabalhamos a educação aliada à música e já formamos vários artistas ao longo dos anos de funcionamento do programa. Hoje já atendemos 3 cidades fora da capital, e pretendemos expandir para mais duas, entre elas Juazeiro”, disse.
O representante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Adriano Costa, explica a escolha pelo CSU. “Com o surgimento dos SACs e dos CRAS, espaços como o CSU foram esvaziando e ficando subutilizados. O NEOJIBA vem para potencializar esses espaços e para isso precisamos da parceria dos municípios”, comentou.
O programa NEOJIBA tem 12 anos de existência e faz parte da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). A iniciativa já atendeu mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens em todo estado.
Para a secretária Cida Gama será um ganho para o município. “Sem dúvida o município tem interesse em sediar um núcleo do programa, pois serão mais opções para nossas crianças e adolescentes e que vêm para somar aos serviços já oferecidos pela prefeitura”, afirmou.
Por Fabiana Diniz/Sedes
1 comentário
06 de Feb / 2020 às 21h21
Ano eleitoral muitas promessas,acredita quem quiser,sabemos que só é um modo de enganar a população não cantemos mais nessas conversas.