Com um sorriso largo e o olhar tímido, o estudante do Programa Municipal ‘Aprova Juazeiro’ Gustavo Henrique Dias de 20 anos, é só alegria depois do resultado do SISU divulgado esta semana, no qual ele foi aprovado em 1º lugar em Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf. Nesta quinta-feira (30), a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves parabenizou Gustavo pela conquista e conheceu um pouco da sua vida estudantil, durante visita a SEDUC.
“Já tinha dois anos que eu tentava passar em Medicina, mas não conseguia atingir a média. Em 2019, fiquei sabendo do Aprova pelas redes sociais, fiz a inscrição e tive a oportunidade de ser classificado para ganhar a bolsa do Aprova Juazeiro, o que possibilitou que estudasse no melhor Cursinho Bios, com professores excelentes que realmente nos preparam para atingir o nosso objetivo. A Prefeitura está de parabéns por oferecer essa oportunidade a centenas de jovens que não tem condições financeiras para se preparar melhor para o Enem e vestibulares. Estou muito feliz e meus pais também por este sonho realizado. Não vejo a hora de fazer a matrícula e começar as aulas”, comemorou Gustavo, que foi aluno da Escola Municipal Paulo VI e do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Juazeiro.
O prefeito Paulo Bomfim parabenizou o estudante e afirmou que essa é uma grande vitória para a Educação do Município. “Ficamos muito felizes com este resultado. Gustavo está de parabéns pela conquista. É um sinal de que as nossas políticas públicas para a juventude estão no caminho certo. A nossa ideia é ampliar e fazer com que mais jovens juazeirenses tenham formação educacional para que atinjam os seus objetivos”, ressaltou o prefeito.
Durante a conversa com a secretária e a equipe da SEDUC, Gustavo contou que estudava em média 8h por dia, além das 5h que passava assistindo aula no cursinho. “Meus professores sempre falam que sou muito dedicado e é verdade, eu gosto muito de estudar. Às vezes ficava até a madrugada revisando e resolvendo questões para me sentir mais seguro na hora da prova, e deu certo, a minha média foi 779,26 - o que daria possibilidade de fazer Medicina também na USP, em São Paulo, mas preferi cursar aqui”, evidenciou o estudante aprovado, morador do bairro Dom José Rodrigues.
O Aprova Juazeiro tem o objetivo de viabilizar o acesso a cursos pré-vestibulares e pré-Enem, e disponibiliza anualmente 120 bolsas de estudo para o Curso Bios, instituição que mais aprova estudantes em vestibulares da região.
“Em 2019 realizamos o sonho de mais de 50 jovens de ingressarem na universidade, em várias áreas. Este ano teremos mais motivos para comemorar, com a divulgação do resultado do SISU e também de vestibulares. Com certeza vários estudantes da rede pública do Aprova terão bons resultados e conseguirão ingressar na universidade. Estamos muito felizes por Gustavo está realizando o sonho de se tornar um médico, e que futuramente poderá cuidar da saúde da população do nosso município. Isso é resultado de um Governo que investe em políticas públicas para a juventude”, ressaltou a secretária Lucinete.
O Aprova Juazeiro, desenvolvido pela Prefeitura em 2017, através da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, ficou entre as 10 melhores iniciativas do Brasil em 2019, no Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude – PPJ, do Governo Federal.
O gerente de Juventude da SEDUC Davi Stallone, a assessora de Planejamento Lorene Ribeiro e as superintendentes Pedagógica e de Gestão Escolar Cristine Hermenegildo e Gilmara Lacerda também comemoraram e parabenizaram o Gustavo pela aprovação.
Emanuelle Lustosa/SEDUC
3 comentários
30 de Jan / 2020 às 20h22
Fico chateado quando vem esse povo oriundo de escola pública tirar o lugar dos filhinhos de papai que podem pagar um curso particular. Nã!
30 de Jan / 2020 às 20h35
E o restante aí ficou em primeiro lugar em que ? Preocupante tantos arapongas lembre-se que a formação do rapaz não foi exclusiva deste programa parabéns a família e aos professores somente.
30 de Jan / 2020 às 22h24
Mais um exemplo de que quem quer vai atrás. Parabéns ao estudante que tem uma meta, e não ficou “fumando”, bebendo e “militando”. Continue assim.