A nota ruim do Brasil no ranking da corrupção fez o ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) retomar um tema que considera fundamental no combate a malfeitos - a prisão em segunda instância, enterrada em novembro pelo Supremo Tribunal Federal. "Combater a corrupção é agenda de País, não só de Governo", postou Moro em sua conta no Twitter.
Segundo o ministro, 'um primeiro passo fundamental é retomar a execução da condenação em segunda instância por emenda constitucional ou por lei ou por ambos'. "Só assim condenados por corrupção podem ser, na prática, punidos", alerta. Moro fez referência aos indicadores da Transparência Internacional, segundo os quais o Brasil ficou em 106.º lugar e teve os mesmos 35 pontos de 2018 - a pior desde o início da série histórica -, apesar da Operação Lava Jato e de tantas outras de combate a fraudes e desvios de recursos públicos promovidas pela Polícia Federal e pela Procuradoria da República.
O Brasil se iguala à Costa do Marfim, Macedônia, Mongólia, Albânia, Egito e Argélia. "Indicadores da Transparência Internacional mostram como é difícil mudar a percepção sobre corrupção", escreveu o ministro. "Nota no Brasil não melhorou nos últimos anos apesar dos avanços da Lava Jato e de 2019. Isso significa que precisamos fazer muito mais, inclusive no Congresso."
Estadão Conteúdo
10 comentários
26 de Jan / 2020 às 08h13
O POVO SE LASCANDO COM GASOLINA 5.00???MORO COM EMPREGAO TEM GASOLINA DE GRAÇA??
26 de Jan / 2020 às 08h19
Enganador. Por isso o Brasil ta hoje Afundando. Bosonaro e Moro ricos e povo pobre
26 de Jan / 2020 às 09h58
Você Célia sabe o motivo do combustível esta nas alturas se não sabe é porque não estuda os fatores causadores do fato. vá estudar mais um pouco sobre o assunto. O povo pobre e por escolhas ruim Gabriel. tipo políticos corruptos e outros fato e a preguiça de estudar e trabalhar os dois citados estudarão e muitos!
26 de Jan / 2020 às 10h16
Precisamos urgente fazer a Rifa para ajudar Célia.kkkkkkkkkk
26 de Jan / 2020 às 12h45
Sr. Ministro dá um telefonema pro Presidente dos Estados Unidos e diz pra ele que, pelo amor que Bolsonaro tem por ele, não trate os brasileiros deportados como escravos, acorrentados pés e mãos, isso é falta de consideração por um chefe de Estado que o ama tanto. kkkkkkkkkkkkkkkk
26 de Jan / 2020 às 12h56
Sérgio Moro não prendeu pobre, preto, amarelo, gay ou menores de idade. Ele prendeu bandidos ricos, a maioria do PT, e o STF soltou.
26 de Jan / 2020 às 16h43
MORO HEROI NACIONAL , DOA A QUEM DOER ! QUE CRIMINOSO GOSTA DE XERIFE ?QUE PETISTA TEM MORAL PARA ATACA-LO QUANDO SEU DEUS LULA É CRIMINOSO ACUSADO,JULGADO COM TODAS AS PROVAS E MUITO MAIS,CONDENADO E PRESO ? LULA ESTA SOLTO POR OBRA DE UMA MARACUTAIA DO JUDICIÁRIO,MAS CONTINUA SENDO O MESMO CRIMINOSO DE QUANDO FOI PRESO.
26 de Jan / 2020 às 16h43
MORO HEROI NACIONAL , DOA A QUEM DOER ! QUE CRIMINOSO GOSTA DE XERIFE ?QUE PETISTA TEM MORAL PARA ATACA-LO QUANDO SEU DEUS LULA É CRIMINOSO ACUSADO,JULGADO COM TODAS AS PROVAS E MUITO MAIS,CONDENADO E PRESO ? LULA ESTA SOLTO POR OBRA DE UMA MARACUTAIA DO JUDICIÁRIO,MAS CONTINUA SENDO O MESMO CRIMINOSO DE QUANDO FOI PRESO.
27 de Jan / 2020 às 04h13
Célia... Juazeiro quer saber qual a sua doença se é HIV,HEPATITE OU CORONOVIROS. Vc ganha da prefeitura sem trabalhar seus atos vão vim a tona quando a operação valeu o boi chegar a Juazeiro da Bahia. Tudo tem seu tempo , imprensa vamos pra o lado do povo vejam o que está acontecendo a nível nacional .
27 de Jan / 2020 às 10h58
O Brasil está mais corrupto do que nunca. Milicianos e Queiroz que o diga. kkkkk