Em virtude da forte chuva na cidade de Petrolina, durante a madrugada de quarta-feira (22), algumas edificações da Universidade Federal do Vale do Vale do São Francisco (Univasf) sofreram infiltrações, notadamente o prédio da biblioteca do Campus Ciências Agrárias (CCA).
Diante do ocorrido a Univasf tomará medidas preventivas e corretivas para proteger as áreas mais vulneráveis à infiltração. Conforme as equipes da Prefeitura Universitária (PU) e da Assessoria de Infraestrutura (Infra) as ações são necessárias para evitar que os problemas detectados se agravem em decorrência das chuvas.
Entre as ações foi programada a desativação temporária do prédio da biblioteca do CCA, desde esta quinta-feira (23), e a transferência do respectivo acervo para outro espaço do campus, após vistoria, visando maior segurança e conforto dos usuários e servidores e, também, abrigar adequadamente todos os livros, equipamentos de trabalho e demais itens do patrimônio físico.
Além disso, a gestão do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi/Univasf) providenciará meios para que os estudantes e demais usuários da biblioteca do CCA não sejam prejudicados. No período em que as atuais instalações estiverem fechadas, os empréstimos de títulos de todo o acervo serão mantidos.
A Reitoria destaca que até a próxima segunda-feira (27) informará à comunidade acadêmica sobre os encaminhamentos junto ao Ministério da Educação (MEC) para a já pleiteada execução das obras de construção das cobertas das lajes dos prédios da biblioteca e do Hospital Veterinário do CCA; salas de aula e laboratórios do Campus de Senhor do Bonfim e Residência Universitária do Campus de São Raimundo Nonato, cujos projetos já estão finalizados pela Univasf desde abril de 2019, orçados à época com estimativa de custo de R$ 964.203,63 e que aguardam o repasse dos respectivos recursos pelo Governo Federal.
Os laudos das equipes técnicas da Univasf apontam a necessidade dessas intervenções devido às condições climáticas da região que exigem soluções de cobertura, de modo a garantir a proteção das respectivas estruturas à exposição aos altos índices de insolação na maior parte do ano.
Ascom Univasf
1 comentário
24 de Jan / 2020 às 19h30
Pessoal quero aqui lançar a campanha viraliza vale que consiste em visualizarmos os vídeos no youtoube que mostrem o vale como videos sobre as dunas de Casa Nova, sobre o roteiro do Enoturismo do Vale do São Francisco,sobre Balneário de Pedrinhas, Rodeadouro, videos sobre Petrolina, Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Lagoa Grande, Afrânio, Sento SÉ, Remanso, Santa Maria da Boa Vista etc… Quanto mais são vistos mais desperta a curiosidade de turistas, visitantes e empresários. Ao visualizar o máximo de vezes possível devemos deixar like.