De acordo com o setor de Meteorologia da Univaf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), o ano de 2019 a temperatura máxima na região de Petrolina e Juazeiro no dia 24/11 alcançou no campus da UNIVASF de Juazeiro 39.4 °C às 14:12 h, enquanto na estação meteorológica do INMET, em Petrolina, a temperatura máxima foi ainda mais elevada, chegando a 40.1 °C, entre às 14 e 15 horas.
Em relação à umidade relativa do ar, o dia mais seco do ano na região foi o dia 15 de Novembro, quando o seu valor mínimo foi de 10.7% na estação meteorológica do campus da UNIVASF de Juazeiro e na estação meteorológica do INMET de Petrolina foi ligeiramente maior, 12% entre às 16 e 17 horas.
Observação: é importante mencionar que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a umidade relativa do ar ideal para o bem estar humano acima de 60% é considerada ótima para a saúde; entre 30-60% é considerada razoável, porém, abaixo de 30% é prejudicial, podendo causar problemas de saúde, entre eles: desidratação, sangramento nasal, olhos ressecados. A foto ilustrativa é da leitora deste Blog é de Mairane Paraguassú.
Redação Blog com informações Labmet Univasf Foto: Mairane Paraguassú
0 comentários