As fortes chuvas que caem desde a madrugada de hoje, 22, tem provocando centenas de reclamações nos meios de comunicação devido o acúmulo de água e problemas causados pela falta de infraestrutura em Juazeiro, Petrolina e cidades vizinhas.
A jornalista Érica Daiane da Costa usou a rede social e fez um pronunciamento. Érica é especialista em Ensino da Comunicação Social (latu sensu) e Graduada em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios (Bacharelado) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Licenciada em História pela Universidade de Pernambuco - UPE (Campus Petrolina).
A jornalista tem experiência profissional em assessoria de comunicação a ONG's e movimentos sociais e formação em crítica da mídia e educomunicação com públicos diversos (jovens, educadores/as, agricultores/as, estudantes universitários/as...). Erica também é militante pelo direito à comunicação, especialmente na luta pelo fortalecimento da comunicação popular e comunitária no Sertão do São Francisco.
Confiram texto:
"A chuva não causa transtornos, o que causa transtornos à população é a ausência de um #SaneamentoBásico adequado, que garanta o escoamento correto das águas pluviais, que se preocupe com o lixo acumulado o ano inteiro na cidade, que faça esgotamento respeitando a natureza.
Poucas horas de chuva e quem mora à beira dos riachos já sofre o medo da inundação, da invasão de insetos e doenças. É inadimissível!
Juazeiro possui hoje um Plano de Saneamento, inclusive construído com a participação popular e aprovado pela Câmara em 2017. Esse documento prevê ações com bases em estudos técnicos, a exemplo da revitalização dos #RiachosUrbanos, mas não vemos avançar e todo ano a cena se repete.
Gasta-se milhões em recapeamento asfáltico no centro da cidade mas não há preocupação em realizar um planejamento urbano responsável".
Jornalista Érica Daiane Costa
Facebook Jornalista Erica Daiane
10 comentários
22 de Jan / 2020 às 18h59
SENHORA ERICA,COM TODO O RESPEITO,MAS,AFIRMAR QUE AS CHUVAS NÃO CAUSAM TRANSTORNOS É DEMONSTRAR DESCONHECIMENTO DE UM REALIDADE QUE AFETA MILHARES DE JUAZEIRENSES A CADA PERIODO CHUVOSO QUE ANUALMENTE AQUI OCORRE.OBSERVE ESTAS FOTOS,IMAGINE-SE,MORANDO EM QUALQUER UMA DESTAS CASAS QUE NAS FOTOS APARECEM.AI,LHE PERGUNTO : A SENHORA SE SENTIRIA CONFORTÁVEL,COM ESGOTOS ESTOURANDO DENTRO DE SUA CASA AS 3 HORAS DA MADRUGADA,AO MESMO TEMPO TENDO SUA CASA INVADIDA POR ESTAS AGUAS IMUNDAS ORIUNDAS DA RUA ?
22 de Jan / 2020 às 19h00
Quando recapearam o asfalto de minha rua obstruiram um bueiro ; será que não fizeram isto em outras ruas?
22 de Jan / 2020 às 19h16
POR OUTRO LADO,EU CONCORDO COM A SENHORA,NÃO NO QUE DIZ RESPEITO AO SANEAMENTO BASICO, QUE NO CASO É SÓ UM AGRAVANTE,MAS,NO QUE DIZ RESPEITO À FALTA DE DRENAGEM ADEQUADA, EM TODA A CIDADE ,PARA AS AGUAS PLUVIAIS E AFIRMO QUE, SE JUAZEIRO NÃO RECEBER UM SISTEMA DE MACRODRENAGEM PARA ESTAS AGUAS,COM A CONTINUA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO POR CONTA DAS CONSTRUÇÕES E PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS TEREMOS,EM BREVE ,GRAVISSIMOS PROBLEMAS,NÃO COM ALAGAMENTOS COMO OCORRE ATUALMENTE,MAS,COM ENCHENTES DE VERDADE.SEM SER PROFETA DO APOCALIPSE,VATICINO : 'JUAZEIRO CAMINHA,A PASSOS LARGOS,PARA O CAOS ! '
22 de Jan / 2020 às 20h21
Pois é, cumpanhêra. Vai falar com seu prefeito pra ver se ele toma vergonha na cara.
22 de Jan / 2020 às 20h23
A culpa é do Bolsonaro. (Já, já o doidinho aparece).
22 de Jan / 2020 às 22h18
Excelente análise da Jornalista . Resumiu o que todos já perceberam . Prioriza-se obras que dão visibilidade perante o eleitor e ignora as que ficam debaixo da terra e não se vê.
23 de Jan / 2020 às 01h35
O que é que jornalista entende de drenagem de água. Por sinal, até a profissão é uma "RAÇA EM EXTINÇÃO", segundo o presidente Bozó. São Paulo, Minas, Rio, Espírito Santo, Salvador estão sofrendo os maiores transtornos com a água da chuva. Com sua experiência , deveria procurar ajudar e não ficar se perdendo aqui em Juazeiro.
23 de Jan / 2020 às 10h13
População de Juazeiro tem sofrido muito com essa política caseira. Parabéns Erica
23 de Jan / 2020 às 10h16
Interessante é um cara ter um blog e vem comentar no blog do outro.
23 de Jan / 2020 às 11h19
Cara jornalista, concordo com você, porém o termo inundação no seu texto está errado, o correto é alagamento, existe diferença entre, enchente, inundação, alagamento e enxurrada. Os alagamentos são de fato ocasionado por deficiência no sistema de drenagem, por culpa dos governantes que não tem preocupação com o fato mencionado e da população que não tem educação em relação ao cuidado com o lixo.