O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nesta sexta-feira, 17, diante do novo diretório nacional do PT, a orientação de que o partido deve ter candidatos próprios no maior número possível de cidades importantes nas eleições municipais deste ano. No entanto, em conversas reservadas com dirigentes do partido, Lula tem dito que se dá por satisfeito se o PT encabeçar as chapas em dez capitais.
Rio de Janeiro, onde o partido negocia com o PSOL de Marcelo Freixo, e Porto Alegre, que tem Manuela d'Ávila (PCdoB) como principal nome da esquerda, não estão na lista do ex-presidente. Segundo dirigentes petistas, Lula quer que o PT tenha candidatos próprios em São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Manaus, Teresina, Aracaju, Natal e Cuiabá.
De acordo com lideranças petistas, o discurso de Lula sobre o maior número possível de candidaturas tem como alvo a base petista e caráter estratégico. O ex-presidente não quer que o partido entregue "barato" o apoio a aliados em cidades tão importantes quanto Rio e Porto Alegre. Segundo um dirigente, Lula tem dito que "aliança não é rendição". Portanto, o PT deve apresentar candidatos para depois, se for o caso, negociar a retirada para composição de alianças.
O ex-presidente reiterou a orientação durante reunião do diretório nacional do PT que escolheu a nova comissão executiva do partido, em São Paulo. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, disse que a expectativa é que este ano o PT eleja mais prefeitos do que em 2016, quando o partido sofreu uma das piores derrotas eleitorais de sua história.
"Estamos em um processo de renovação de quadros. Por isso em muitas cidades teremos candidatos novos que podem se eleger ou se fortalecer para as próximas eleições. A gente espera que nesta eleição o PT eleja mais prefeitos do que elegeu em 2016. O quadro é diferente, o partido recuperou muito a relação com a sociedade", disse ela.
De acordo com ela, a orientação de Lula não significa que o partido abriu mão de alianças. Gleisi anunciou que o festival que vai marcar os 40 anos do PT, dia 7 de fevereiro, no Rio, vai ter uma mesa sobre perspectivas da esquerda com os cinco principais partidos de oposição (PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB). Os presidentes do PDT, Carlos Lupi, e PSB, Carlos Siqueira, confirmaram presença.
Segundo ela, a "linha de corte" para escolha dos aliados será o fato de fazer oposição ao governo Jair Bolsonaro. O PT adiou para o dia 7 de fevereiro a discussão sobre as eleições municipais e política de alianças. Gleisi admitiu que o processo de escolha da nova direção - que teve eleições diretas municipais e congressos estaduais e nacional - atrasou a formulação de um calendário eleitoral para o partido, um dos principais pontos de crítica de seus adversários internos.
Sobre a eleição de São Paulo, dois dias depois de Lula ter dito que pode surgir uma "novidade", Gleisi afirmou que o mais provável é que o PT escolha um nome entre os oito pré-candidatos já colocados.
"Nosso esforço é para demover o diretório municipal e os pré-candidatos para não ter prévia e chegar em um nível de entendimento. Pode que ser que surjam outro nomes. Podemos conversar, mas temos nomes colocados e provavelmente será em cima desse nomes que vamos tentar uma concertação", disse ela.
A presidente do PT aproveitou para rebater o texto no qual o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) faz duras críticas a Lula que, em uma entrevista, disse que dificilmente um candidato "comunista" tem chance de se eleger presidente.
"Lamento que o Orlando tenha feito o texto até porque foi em cima de pedaços pinçados da entrevista, fora do contexto. Lula estava fazendo uma avaliação. É engraçado que todo mundo fala do PT, todo mundo critica o PT, inclusive nossos aliados. Dizem que o PT quer ser hegemonista, quer mudar, não sei o que. Nós não podemos fazer crítica nenhuma?", questionou Gleisi.
Estadão Conteúdo
16 comentários
19 de Jan / 2020 às 22h08
Hoje gasolina 4, 89 bujao 59.00 vamos tirar Dilma. Carne 30 reais. Hoje tudo Carestia. Vamos tirar Dilma
19 de Jan / 2020 às 22h08
ELE NÃO é o culpado O Bolsonaro, não é o culpado! O culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo... O culpado, é o teu parente, o teu vizinho, o teu amigo. O atual presidente, sempre defendeu a ditadura e a tortura... Sempre defendeu a sonegação de impostos. Sempre foi racista, homofóbico, xenófobo e preconceituoso. Não tinha plano de governo. Nunca foi sociável, não compareceu a um debate sequer. Ele sempre foi assim, sempre! O verdadeiro culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo.... Ele disse sempre que não entendia de economia. Ele sempre chamou índios e quilomb
19 de Jan / 2020 às 22h09
A velha política dos conchavos está de volta. A briga pelo poder será grande. Os esquerdalhas se degladiam por uma chance de continuar a roubar o povo. Mas todos sabem que o nove dedos não deve fazer parte da propaganda comunista, pós a imagem de LADRÃO é mundial. Quem vota em candidato apoiado por LADRÃO?
19 de Jan / 2020 às 22h13
Como as coisas são engraçadas, e as pessoas se fingem de desentendida. Quando um ministro de Bolsonaro escreve alguma coisa errada gramaticalmente, a imprensa vermelha, sem assunto para criticar o governo, estampa as machetes com isso, mas esquece que passou mais de 8 anos escrevendo PRESIDENTA. Vocês são muito é alienados, desprovidos de inteligência e civilidade.
20 de Jan / 2020 às 03h50
Obrigada LULA PELO SAMU E LUZ PARA TODOS E ESCOLA PARA TODOS E ÁGUA PARA TODOS E MINHA CASA MINHA VIDA. LULA CUIDADO COM A ELITE ... Bolsonaro pior que Temer
20 de Jan / 2020 às 07h19
Célia, ainda bem que Dilma saiu, pois se tivesse ficado a gasolina estava por 15,00, bujão por 180,00 e carne a 90,00 isso se não tivesse pior.
20 de Jan / 2020 às 08h00
LULA QUER AGORA ACABAR COM OS EVANGELICOS ! CRISTÃOS, NÃO SE DEIXEM LEVAR POR UM MENTIROSO QUE DESGRAÇOU COM O PAIS !
20 de Jan / 2020 às 08h00
LULA QUER AGORA ACABAR COM OS EVANGELICOS ! CRISTÃOS, NÃO SE DEIXEM LEVAR POR UM MENTIROSO QUE DESGRAÇOU COM O PAIS !
20 de Jan / 2020 às 10h20
Depois de Celso Daniel... O empresário José Roberto Soares Vieira, que foi vice-prefeito de Ourolândia pelo PT, foi executado em Salvador. Ele era a principal testemunha das que levou à prisão do ex-gerente da Transpetro na Bahia Há dois meses, ele prestou depoimento à PF entregando o esquema. Pense numa máfia. É isso que vocês chamam de oposição?
20 de Jan / 2020 às 13h25
Bonito em fernando costa quer dizer que seu capitão, vc e mais os que apoiaram caiam em cima contra o fundo partidário ai agora ta de boa ele liberar 2 bilhões pra torrar em Campanha kkkkkk.
20 de Jan / 2020 às 15h21
Gente!!! esse Senhor não tem nenhuma credibilidade!! Quem tem que querer alguma coisa somos nós o P O V O, e o PT não merece nenhuma credibilidade também.
20 de Jan / 2020 às 20h01
Esse marginal tirou milhares de "defuntos" da pobreza, milhares deles, em Pernambuco 10 mil recebiam bolsa família irregularmente entre eles vários beneficiários que estão mortos. Agora o presidente cortou, vão voltar a pobreza tais defuntos!!!
20 de Jan / 2020 às 20h11
Seu PAULO HENRIQUE, o senhor é muito desinformado. O MITO foi obrigado a sancionar o fundo eleitoral, senão correria o risco de impeachment. Além disso o valor defendido pelos petralhas era de 3 bilhões, mas o governo conseguiu negociar um valor mais baixo. E sabe quem vai ter mais dinheiro? Pois é, os PeTralhas. Para finalizar, lembro que nós brasileiros não votaremos em quem usar o Fundão. Paz e bem kkkk vá se informar.
21 de Jan / 2020 às 09h27
Eita esse povo pessando que pt ainda e alguma coisa direita por quareta anos viu meninos
21 de Jan / 2020 às 09h33
O PT deve ser o partido com maior votação nas Eleições Municipais de 2020, por ter conquistado o reconhecimento de grande parte do povo, pelos investimentos sociais!... A direita, centro e extrema, vive um elevado desgaste pelas investidas truculentas do governo Bolsonaro. Quem viver, verá!
21 de Jan / 2020 às 17h54
chega de laranjal, chega de truculencia, chega fake news, chega de fogo, lama, oleo, babões de quinta categoria e muitos assassinatos. Queremos um pais diferente, viva a democracia