Fez muito bem o presidente Jair Bolsonaro em demitir, rapidamente, Roberto Alvim da Secretaria Nacional de Cultura. As inaceitáveis declarações do agora ex-secretário, repetindo um discurso de Joseph Goebbels, responsável pela propaganda do nazismo de Adolf Hitler, provocaram repúdio no país e no exterior. Mesmo aliados de primeira hora do governo condenaram a fala do dramaturgo, que tinha como meta implantar uma cultura “nacionalista, imperialista e heroica”, movimento muito semelhante ao observado num dos períodos mais sombrios da humanidade.
Num país tão diverso quanto o Brasil, com tantas manifestações artísticas, não há espaço para direcionamentos, para políticas que tentam impor pensamento único e calar vozes contrárias. Não por acaso, a reação da sociedade foi veemente. Abrir espaço para qualquer movimento totalitário, fundamentalista, que remontem ao que há de pior na história, é um risco enorme. O que está em jogo, quando pessoas como Alvim ganham relevância na cena política, é a liberdade, que custou tão caro aos brasileiros.
*Editorial Diário de Pernambuco
Em sua defesa, Alvim afirmou que a semelhança entre seu discurso e os de Goebbels não passou de “coincidência retórica”. Mas quem assiste ao vídeo no qual o ex-secretário lança o Prêmio Nacional de Artes se depara com uma clara peça de propaganda para cooptar corações e mentes. As falas do dramaturgo têm como trilha sonora a ópera Lohengrin, do compositor alemão Richard Wagner, o preferido do Hitler. Não há dúvidas do gosto de Alvim por um regime que matou mais de 6 milhões de judeus. Na Alemanha de hoje, ele seria preso.
Apesar de abominável, o episódio envolvendo Alvim serve de alerta para a sociedade, que não pode se curvar a ações que visem suprimir direitos. Aqueles que se vendem como salvadores da pátria não respeitam o contraditório, perseguem a imprensa combativa e se apresentam como donos absolutos da verdade. Foi em ambientes como esses que proliferaram ditaduras de esquerda e de direita, com a grande maioria da população sem poder se expressar. Pior, vendo uma elite privilegiada ter acesso a tudo e a maioria se contentando com o resto.
O Brasil vem sendo colocado à prova há algum tempo. Mas, felizmente, nossa jovem democracia tem resistido a todos os ataques. Não serão adoradores do nazismo que tirarão o país do rumo. Temos uma imprensa forte, que sabe muito bem o seu papel. O Congresso, como expressaram os presidentes da Câmara e do Senado diante do arroubo fundamentalista de Alvim, não permitirá retrocessos. E o Supremo Tribunal Federal (STF) está pronto para conter qualquer ameaça à Constituição. Mas é sempre bom ficar atento. O autoritarismo está à espreita. E não brinca em serviço.
Diário de Pernambuco
16 comentários
19 de Jan / 2020 às 01h03
Concordo em parte. Acho que seria melhor demitir o chefe de Alvim para não ter dúvida. Bolsonaro sempre pior que Alvim e a impressa calada
19 de Jan / 2020 às 01h04
Bolsonaro pior que Collor Temer.
19 de Jan / 2020 às 01h05
Líder da oposição no Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que não há como aceitar que uma nova denúncia de corrupção seja varrida para debaixo do tapete; secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten recebe dinheiro de empresas que contrata, como Band e Record 247 – O escândalo de corrupção e conflito de interesses da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro, que envolve o secretário Fábio Wajngarten, acusado de receber dinheiro de agências de publicidade e de emissoras de televisão por ele contratadas, como Band e Record, ainda vai longe. [ 110 more wo
19 de Jan / 2020 às 01h07
ELE NÃO é o culpado O Bolsonaro, não é o culpado! O culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo... O culpado, é o teu parente, o teu vizinho, o teu amigo. O atual presidente, sempre defendeu a ditadura e a tortura... Sempre defendeu a sonegação de impostos. Sempre foi racista, homofóbico, xenófobo e preconceituoso. Não tinha plano de governo. Nunca foi sociável, não compareceu a um debate sequer. Ele sempre foi assim, sempre! O verdadeiro culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo.... Ele disse sempre que não entendia de economia. Ele sempre chamou índios e quilomb
19 de Jan / 2020 às 07h14
Bolsonaro e maluco truCUlento mentiroso.
19 de Jan / 2020 às 07h20
Vamos expulsar BOLSONARO e os fãs do NAZISMO. BOLSONARO JÁ FEZ MUITO FOGO NA AMAZÔNIA E ÓLEO NAS PRAIAS E MISÉRIA. MEU DEUS DO CEU NOS LIVRE DO MAU. O Brasil precisa de Deus urgente
19 de Jan / 2020 às 08h05
O Povo brasileiro que não tem titica de Galinha na Cabeça, sabe muito bem que Bolsonaro só demitiu o Nazista por motivo de Força maior. Não me venham com essa hipocrisia de que fez por justificativa própria. Isso só na cabeça dos Galinhais....kkkkkkk
19 de Jan / 2020 às 08h33
Apocalipse??? parece que a fome seca desastres violência. Brasil afundando. Ministro da Educação não sabe nem escrever???
19 de Jan / 2020 às 09h53
ENGRAÇADO - quando Luladrão elogiou Hitler (tem vídeo na internet) a esquerdalha e a extrema imprensa ficaram caladinhas. E esqueceram ainda que Hitler era do partido dos trabalhadores da Alemanha. Não aceito qualquer tipo de facismo, principalmente o comunista/nazista que se esconde nas sombras. Abram os olhos e vejam a Venezuela, Cuba, Voréia, Bolívia. Será que são tão caras de pau que fingem não ver? Se o secretário fez de propósito ou não, O MITO, que tirou o Brasil da lama, não aceita qualquer ideologia opressora, terrorista, genocida e escravocrata. vem aí a ALIANÇA PELO BRASIL.
19 de Jan / 2020 às 10h04
“Um homem morre de pé!” Esta foi a frase de um menino, que não se ajoelhou, antes que Che Guevara atirasse pelas costas em seu pescoço. Essa cena foi presenciada por muitas pessoas (Pierre San Martín). Isso os facistas escondem, e um assassino se tornou um “herói” da “revolução”. Mil vezes pior foi Hitler, mas os dois são iguais. Dois genocidas. Então, quem os defende não merece ser chamado de humano.
19 de Jan / 2020 às 11h03
Alvim não foi demitido por ser nazista. Foi demitido por não ser discreto.
19 de Jan / 2020 às 14h28
PURA PALHAÇADA,TEMPESTADE EM COPO D'ÁGUA ! A ESQUERDA NÃO TEM MORAL PARA DIZER COISA ALGUMA,POIS LULA E DILMA VIVIAM ABRAÇANDO EXALTANDO E BEIJANDO DITADORES SANGUINÁRIOS,GENOCIDAS COMO CASTRO,AHMADINEJAD, KADAFI E OUTROS MAIS,E A ESQUERDA MANIPULADA SÓ APLAUDIA. LULA ACOLHEU UM TERRORISTA ASSASSINO AQUI NO BRASIL,QUEM FOI CHE GUEVARA ADORADO PELOS PETISTAS SENÃO UM FRIO E COVARDE ASSASSINO ?
19 de Jan / 2020 às 16h58
Fernando, alienado, Bolsonaro também já elogiou Hitle,tem vídeo. O Ministro da Educação do seu Jair também já plajeou Hitler...esse governo tem um ímã pelo Nazismo. Não finja de cego. A Aliança pelo Brasil é uma farsa para enganar alienado como você. Seu presidente tem pensamentos Nazista, é a avaliação de especialista de todo mundo que entede do assunto. Mas gado é gado, seja feliz. O que você escreve na internet fica para eternidade, seus descendentes irão ter repúdio de ter ligações com você
19 de Jan / 2020 às 17h29
se não houvese pressão o bozo estava rindo e se achando o babão mais importante das americas. Não é diferente os pronunciamentos dos subservientes da educação, segurança, cidadania e etc, etc, etc
19 de Jan / 2020 às 21h18
Realmente CÉLIA, concordo plenamente com você. Tomara que BOLSONARO seja demitido (conforme sua vontade expressa no topo dos comentários) que aí o General Mourão assume e instaura mais uma fase do Regime Militar! Tá bom pra vc assim Célia?
19 de Jan / 2020 às 22h39
CHOREM PETRALHADA, VOCÊS PERDERAM, e a cada dia que passa, o Brasil será recuperado. O PRESIDENTE DO BRASIL É BOLSONARO!! Vão trabalhar. ACEITEM QUE DÕI MENOS!!!