Usando uma dinâmica nova, o Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou mais um treinamento sobre a importância da correta higienização das mãos. A enfermeira gerente do setor, Andreska Ferreira, vendou os olhos de dois voluntários por vez e pediu que eles fizessem a higienização com um "álcool em gel", que na verdade era tinta guache.
Ao abrir os olhos eles se depararam com vários lugares da mão sem tinta, ou seja, em um caso real, as mãos não estariam completamente descontaminadas. "Dessa forma, eles conseguem visualizar o quanto a técnica da lavagem e higienização das mãos é importante e faz a diferença", esclarece a profissional.
A ação, que encerrou na sexta-feira (17) foi voltada para o corpo clínico e não clínico do serviço, como enfermeiros, maqueiros, recepcionistas, profissionais da farmácia e manutenção. "Sempre realizamos campanhas e treinamentos sobre o assunto, pois entendemos que dessa forma estamos resguardando a segurança do paciente e do próprio funcionário/colaborador", ressalta.
Uma correta higienização das mãos envolve em torno de 7 passos e abrange o esfregar das unhas, palma da mão, entre os dedos, dorso dos dedos, polegar, polpas digitais e punhos. "Esse tipo de lavagem pode ser feita inclusive em casa, e previne a proliferação de diversas doenças", afirma a profissional.
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
0 comentários