O governo Bolsonaro vai enviar projeto para liberar a pecuária, extrativismo mineral e cultivo de soja em territórios indígenas. O pretexto é sempre o desenvolvimento, geração de renda e emprego, essa trilogia mortal que é a permanente bandeira do mundo capitalista, inclusive o mais predador.
Estudos comparativos já demonstram com absoluta solidez que a floresta amazônica em pé gera mais riqueza que as monoculturas empobrecedoras da população e da biodiversidade. O açaí gera mais riqueza que a soja por hectare, assim como no caso da pecuária.
Não, não são os indígenas que detêm a maior quantidade de terras nesse país. Os maiores magnatas em termos de terra são os bois e as vacas. São 210 milhões de cabeças de gado ocupando cerca de 210 milhões de hectares de terra. A patada ecológica dos bovinos faz com que cada boi ou vaca tenha quase um hectare de terra per capta. Além do mais, esses fantásticos animais precisam derrubar tudo ao seu redor para reinarem sozinhos. O problema nunca é aquele animal, aquele grão, aquele plantio, o problema é sempre a monocultura.
Acontece que é da Amazônia que vêm cinco dádivas da natureza para toda a humanidade e todo o planeta, particularmente na América do Sul: o ciclo das águas, o ciclo do carbono, a regulação do clima, a biodiversidade e a sociodiversidade. Sem a floresta em pé, não choverá de São Paulo até Buenos Aires, transformando toda essa área em deserto. É a lei da natureza.
Então, os vinicultores gaúchos não podem reclamar de Deus ou da natureza uma seca que já dizimou 30% de sua safra de uvas nesse ano. Eles têm que reclamar é com Bolsonaro, que incentiva o desmatamento na Amazônia, local de origem e adensamento das nuvens que vão levar chuva para grande parte de nosso território, inclusive o território gaúcho. A matemática é simples e direta: quanto menos floresta amazônica, mais secas no Sul e no Sudeste.
Enfim, pela milésima vez, podemos reafirmar: sem a Amazônia não existirá o Brasil tal e qual o conhecemos hoje. Ou as vacas de Bolsonaro na Amazônia, ou as uvas dos vinicultores gaúchos no Rio Grande do Sul.
Roberto Malvezzi (Gogó)
Espaço do Leitor
24 comentários
17 de Jan / 2020 às 06h08
ESQUECEU DOS DOLARES DE LULA E LULINHA NA SUIÇA.
17 de Jan / 2020 às 06h29
PARABÉNS DOUTOR ROBERTO. BOLSONARO desajustado O MAIOR MENTIROSO DO PLANETA.
17 de Jan / 2020 às 06h32
Obrigado pela Verdade. Quem apoia bolsonaro pode ta com emprego ou ta Mamando na vaca profana
17 de Jan / 2020 às 06h39
Moro e Bolsonaro enganou o Brasil. Gasolina 5.00 reais. Bujao 69.00 reais carne 33.00 reais. Ainda xinga jornalistas
17 de Jan / 2020 às 06h46
Quim hoje o cara secretario rico de Bostanaro rico recebe 20% para liberar verba para a TV rica??? Os pobres jornalistas professores estudantes desempregados não recebe nada????consulta o Google. Em outra época seria preso??
17 de Jan / 2020 às 06h48
Bolsonarista não fala de QUEIROZ??? LARANJAS DE B....... NÃO FALA DE LARANJA. BOLSONARISTA PIOR QUE COLLOR TEMER
17 de Jan / 2020 às 06h50
Amigo maravilhoso Roberto o Brasil hoje ta tudo piorando culpa de Bolsonaro e Moro não vale esterco da vaca
17 de Jan / 2020 às 06h52
E as suas bobagens aqui né Gogó? Aceita amigo, hj são outros.
17 de Jan / 2020 às 06h55
Filhos de Bolsonaro milionarios ganha milhões sem trabalhar. Todos filhos de bostanaro deputados piorando a vida do Brasil. Moro protegendo Laranjas podres faz mau para o intestino grosso
17 de Jan / 2020 às 07h21
MORO BOLSONARO E FILHOS E milionários HOJE CHEIOS DE DÓLARES E O POVO SOFRENDO SEM MÉDICOS SEM EMPREGO
17 de Jan / 2020 às 08h10
Fernando você apóia Bolsonaro Moro Laranjas xingar jornalistas???? Bolsonaro gosta de Laranjas mentiras. Quem gosta de Bolsonaro gosta de Laranjas??? certo??
17 de Jan / 2020 às 08h11
Gogó, seu texto contém frases 100% verdadeiras, quem ama à Natureza entendeu o recado, más... os psicopata"naros" levam tudo na gozação, assim como age o poder da força maior.
17 de Jan / 2020 às 08h14
Senhor Roberto o despreparado descontrolado desajustado Bolsonaro quer o Brasil no FOGO LAMA ÓLEO VENENO. BOLSONARO E ENVIADO DE S......ou do D......representante do mau
17 de Jan / 2020 às 08h16
O Governo Lula também fez isso. Para equilibrar a balança comercial e atingir a meta de superávit primário, mandou derrubar o Cerrado e a Amazônia. Chamava de expandir a fronteira agrícola. Conseguiu. O agronegócio hoje é o fiel da balança. Concordo que isso deva ter um freio para garantir o equilíbrio. Mas quem começou isso como política de estado foi o PT.
17 de Jan / 2020 às 08h44
Kkkkk cadê as fontes desses “estudos” que o comunista de Pastoral anuncia? Como sempre esquecem que os comunistas entregaram a Amazônia para estrangeiros e ONGs de fachada. Usaram os índios para arrecadar propina. Lembra do Bit Coin do Índio? Kkkkk Vocês comunistas não tem moralizara falar de Bolsonaro é da Amazônia. Nem de bois, pois Lulinha e a JBS roubaram nosso país e até o Uruguai, onde o Nove Dedos tem enormes fazendas. Lave sua boca para falar dO MITO. Nesta e na próxima gestão. Comunismo NUNCA MAIS.
17 de Jan / 2020 às 08h46
Esse cara vive de quê? Tem carteira assinada onde? Ou é mais um comunista Nutela? Daqueles que criticam o “capitalismo” mas vão passar as férias nos EUA.
17 de Jan / 2020 às 09h19
Gogó é integro, politizado, intelectual de esquerda e que contraria aos que são reacionários pela "extrema direita"!... Bolsonaro é rude, maluco, preconceituoso, maldoso e inimigo do social!
17 de Jan / 2020 às 09h36
Ótimas explicações técnicas sobre a reação da natureza quando as florestas são devastadas. As consequências são claras e estão a mostra, é real. Mas para os ignorantes seguidores do psicopata miliciano não passa de uma piada. É lamentável assistir a destruição da Amazônia e o comprometimento climático por pura insensatez, arrogância e estupidez por parte dos fascistas.
17 de Jan / 2020 às 09h59
Líder da oposição no Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que não há como aceitar que uma nova denúncia de corrupção seja varrida para debaixo do tapete; secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten recebe dinheiro de empresas que contrata, como Band e Record 247 – O escândalo de corrupção e conflito de interesses da Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro, que envolve o secretário Fábio Wajngarten, acusado de receber dinheiro de agências de publicidade e de emissoras de televisão por ele contratadas, como Band e Record, ainda vai longe. [ 110 more wo
17 de Jan / 2020 às 09h59
Esse Gogó é a cara do PT mesmo. Só vejo esse cidadão rodando pelas ruas de Juazeiro e sem fazer P... nenhuma. Vai trabalhar...
17 de Jan / 2020 às 12h18
Como são fracos e pobres os argumentos do Bolsomios, eles sabem e estão convencidos que nosso pais está sendo desmontado e vendido para atender somente ao interesses dos empresários, fracos Bolsomios utilizem a mente.
17 de Jan / 2020 às 16h56
A QUEM INTERESSAR POSSA,GAZ EM JUAZEIRO R$ 57,50
18 de Jan / 2020 às 16h17
Parabéns Roberto pelo texto, aliás, ele deveria ser enviado por mala direta para o Presidente que não entende de nada, mas, de repente...
18 de Jan / 2020 às 16h20
Lamentável a reação destes Bolsomínios. O Roberto escreveu um texto tecnicamente correto de acordo com o preconiza a ciência, e eles vem com gozação e metendo as coisa do PT no meio. Se toquem caras, o caso é sério, é de sobrevivência humana.