Na manhã do último sábado (11) o Blog GJ Notícias replicou uma matéria do site "A Língua" que baseados em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que Juazeiro da Bahia cresce mais que Petrolina em Pernambuco. O Engenheiro Agrônomo, Consultor Técnico e Pré-candidato a prefeito de Juazeiro Valdemar Borges em nota enviada ao Blog contesta a publicação. Confira:
Diante da publicação do Blog quando relata a diferença entre o índice do PIB – IBGE ENTRE JUAZEIRO E PETROLINA, apesar de ser uma cidade pujante, Petrolina tem demonstrado nos últimos três anos que os rendimentos da cidade ficam longe do que é divulgado pela gestão atual quando diz que o município cresce cada dia. Não é verdade.
Prova disso é participação da cidade de Petrolina no Produto Interno Bruto (PIB) nacional que assustadoramente ficou atrás de Juazeiro do Norte, Juazeiro da Bahia, Caruaru e outras seis cidades. O recuou se dá principalmente pela falta de emprego e geração de renda. Apesar de todo ano tanto Juazeiro como Petrolina aparecerem como geradoras de empregos, a verdade é que na safra da agricultura as vagas são as mesmas, e os números continuam estagnados.
Neste último parágrafo começamos a entender a renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda a medir o grau de desenvolvimento económico da cidade. A renda per capita é obtida mediante a divisão da Renda da cidade pelo número de habitantes. Por vezes o Produto Interno Bruto é usado.
Pois, em minha opinião realmente Petrolina é a cidade que mais cresce “PURA VERDADE” de forma uniforme, planejada, com excelente distribuição de renda dotada de um maior potencial socioeconômico da região Norte e Nordeste.
Juazeiro possui menor população, tendo maior concentração de renda, devido a AGROVALE, empresa produtora de Açúcar, Etanol e Bioeletricidade. Reconhecida como uma das maiores indústrias do Estado da Bahia. Embora gere um bom número de emprego, sendo em grande número temporário, pelo outro lado temos: Primeiramente, a miséria e a falta de oportunidades são problemas enfrentados por grande parte da população. Nesse sentido, os programas “Bolsa Família” e “Brasil sem Miséria”, criados pelo governo federal, apresentaram eficiência na promoção ao auxílio saúde e alimentação; mas, o poder público não fomentou medidas que incluíssem esses grupos no mercado de trabalho ou, tampouco, propiciou investimentos de infraestrutura.
VALDEMAR BORGES - CONSULPLAN
Da redação
10 comentários
13 de Jan / 2020 às 06h13
ZERO DE VOTO PARA CANDIDATOS DE BOLSONARO E MORO e enganou o Brasil. HOJE TUDO PIORANDO. HOJE TUDO CARESTIA CULPA DE BOLSONARO.
13 de Jan / 2020 às 07h26
JUAZEIRO CRESCEU SIM, BEM MAIS QUE PETROLINA, SÓ NÃO ACEITA QUEM É CEGO OU POLITICO DE OPOSIÇÃO OBS RESIDO EM PETROLINA
13 de Jan / 2020 às 09h32
Aceita que foi menos cidadão. Para querer manipular a população. Mente vazia e oficina dos bolsonaros. Rs
13 de Jan / 2020 às 10h42
UMA .... DESTA QUER SER PREFEITO DE JUAZEIRO ! SAI FORA VÁ SE CANIDATAR NA CIDADE QUE VOÇÊ RESIDE ! É MUITA CARA DE PAU QUER SER CANIDATO A PREFEITO E TORÇE CONTRA JUAZEIRO ! VAMOS EXPURGAR ESTE POVO QUE QUER OPORTUNISMO EM JUAZEIREO ! O MOVIMENTO DE GENTE E VEICULOS NAS RUAS DO CENTRO DE JUAZEIRO É BEM MAIOR ! É BOM LENBRAR QUE PETROLINA TEM A MAIS 100 MIL HABITANTES A MAIS .
13 de Jan / 2020 às 11h28
Se Juazeiro cresceu, foi por mérito de seus cidadãos, pois o poder público esteve ausente nos últimos 13 anos.
13 de Jan / 2020 às 11h29
JUAZEIRO SE TORNOU UMA FAVELA 12 ANOS DO PC DO B E JUAZEIRO VIROU UM ...
13 de Jan / 2020 às 11h30
bolsonarista de carteirinha. sé tem o voto dele. KKKKKKKKKKKKKKKK
13 de Jan / 2020 às 11h32
NEM OS PETROLINENSES NATIVOS FALARAM NADA E ESSES FALSOS JUAZEIRENSES COMPRARAM A BRIGA. VÃO MORAR EM PETROLINA, IDIOTAS, E AINDA QUEREM VOTOS DOS JUAZEIRENSES. KKKKKKKKKK
13 de Jan / 2020 às 12h08
Vá morar e ser candidato em Petrolina Urucubaca. Cada matemático !!!!!
13 de Jan / 2020 às 15h44
Certa vez estava ouvindo esse senhor em um local se dizendo empresário e que era sim a favor da reforma trabalhista, por quê será? Que classe seria realmente beneficiada com essa reforma, bão morro de amores pela atual administração, mais pelo discurso que ouvi desse senhor acredito que seja só mais um de olho na janela do oportunismo.