Os dias que antecedem a virada de um ano para outro servem como uma espécie de 'arranque', de provocações e regressos. Nem sempre partindo da vontade própria, mas quase sempre do que se é norteado, seja pelas enxurradas de mensagens recebidas nas redes sociais ou encontradas em publicidades muitas vezes apelativas nas mídias escritas, faladas e televisionadas.
Saber que fumar, não controlar o peso corporal, não praticar exercícios físicos e não se preocupar com uma alimentação saudável e equilibrada podem prejudicar a saúde, e mesmo assim são ações corriqueiras (entra ano, sai ano), isto todo mundo, ou quase todo mundo, já sabe. Fazer o bem sem olhar a quem, idem. Mas, para muita gente é preciso que se aproxime um novo ano (do calendário cristão) para a consciência doer, as ações acontecerem e as inúmeras promessas surgirem.
Vou amar mais, brincar mais, me cuidar mais, estar mais presente, passear mais, malhar mais, viver mais ...
Muito mais do que os 'mais' encontrados nas mensagens automáticas, copiadas, e repassadas é ter e praticar o espírito fraterno durante todos os minutos, as horas e os dias da vida. Confraternizar todos os momentos, independente de datas estipuladas com objetivos geralmente comerciais.
Seguindo a Declaração dos Direitos Humanos, onde diz "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, dotados de razão e de consciência e que devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade", seria correto afirmar que com simples comportamentos e acompanhando preceitos morais e religiosos as pessoas não precisarão somente das datas de um calendário para amar o próximo.
Que o sentimento evocado neste período que compreende o Natal e a chegada do Ano Novo seja expandido pelos demais 365 dias que se iniciam a partir do dia 1º de Janeiro.
Feliz anos novos, pois como diz o ditado popular: "Quem vive de passado é museu".
Gervásio Lima - Jornalista e historiador
6 comentários
03 de Jan / 2020 às 04h33
Parabéns. Linda mensagem. Mas a mensagem de Bolsonaro e de perseguição aos trabalhadores jornalistas professores estudantes
03 de Jan / 2020 às 04h37
Obrigada doutor Gervásio Lima. Hoje o desajustado Bolsonaro afunda o Brasil na ignorância Laranjadas milicianos piora tudo
03 de Jan / 2020 às 04h40
Todo dia e dia de mentira e enganação da aliança do mau Bolsonaro Moro. Hoje estamos nad trevas do maligno. Bolsonaro pior que Temer Collor
03 de Jan / 2020 às 07h55
MELHOR QUE O VERÃO,SÓ LULA NA PRISÃO !
03 de Jan / 2020 às 07h57
MELHOR QUE O VERÃO,SÓ LULA NA PRISÃO !
03 de Jan / 2020 às 08h30
Os comunistas querem esquecer o passado kkkkkk. Mas nós não esqueceremos jamais daqueles que roubaram nosso país. Fora PT. Comunismo nunca mais.