Quem mora ou circula pela região da Avenida ACM, principalmente no acesso e saída do bairro do Itaigara, vai sentir a diferença no fluxo viário a partir de hoje (23). Isso porque a Prefeitura entregou o complexo de viadutos João Gilberto, que faz parte do sistema do BRT, novo modal de transporte e trânsito cujo trecho um (entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, com 2,9km) fica totalmente pronto até o final de 2020.
"Muitos chegaram a duvidar que a gente conseguisse entregar esses dois viadutos ainda em 2019. Mas nós conseguimos, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, a exemplo das chuvas e das complicações impostas por órgãos estaduais na concessão das licenças. Com essa obra, as pessoas vão começar a ver os resultados concretos e positivos desse projeto que chegou a ser polêmico em algum momento", disse o prefeito ACM Neto.
Ao lado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, entre outras autoridades, ACM Neto pediu desculpas pelos transtornos temporários provocados pelas obras do BRT. "Recebi muitas queixas em função dessas obras. Mas agora as pessoas vão compreender a importância dessas intervenções. Os próprios viadutos vão ajudar a aliviar esses transtornos temporários. As coisas vão começar a melhorar porque a gente se preocupou em fazer um projeto que fosse uma solução não apenas de transporte, mas de trânsito também".
Funcionamento - O complexo João Gilberto é formado por dois viadutos. Com a abertura do tráfego, os motoristas oriundos do Shopping da Bahia não precisarão mais fazer o retorno para acessar o Itaigara pela Av. ACM. Para quem deseja se dirigir à Lucaia estando no Itaigara, também não haverá mais necessidade de retorno. Cada viaduto possui três faixas, sendo duas para veículos e uma para o transporte público (o BRT).
Durante a solenidade de hoje, o vice-prefeito Bruno Reis anunciou que haverá outras entregas do sistema BRT a partir do final de fevereiro ou início de março. "Essa é uma das principais obras em andamento em nossa cidade.Trata-se de uma obra histórica, mais uma feita pela Prefeitura, e os transtornos de agora vão se transformar em benefícios definitivos para a população, inclusive resolvendo o problema dos alagamentos em períodos chuvosos aqui nessa região das avenidas ACM e Juracy Magalhães, já que essa intervenção envolve também solução de drenagem", lembrou.
Bruno Reis destacou que o BRT vai beneficiar toda a população de Salvador, uma vez que avenidas como a ACM e a Jutacy Magalhães são endereços pelos quais circulam pessoas de vários bairros. "Este é um centro nervoso e econômico de Salvador, onde muita gente trabalha ou simplesmente passa diariamente. Por isso, melhorar o trânsito e o transporte nessa região da cidade é melhorar a vida de todos, e não apenas daqueles que residem próximos a essas vias".
Demais elevados - Um terceiro viaduto do BRT está sendo erguido nas proximidades do Shopping da Bahia.O primeiro trecho prevê ainda a implantação de quatro elevados, que já estão em fase de construção, próximos ao Hiper, Cidadela e na altura do Parque da Cidade. Esses elevados também terão vias segregadas para o transporte público, pistas expressas e ciclovia, além de estações de transbordo.
As estruturas vão possibilitar a fluidez do trânsito da Av. ACM, considerado centro nervoso da cidade, diminuindo consideravelmente o tempo de deslocamento das pessoas pela localidade. Isso porque os viadutos e elevados vão possibilitar a eliminação de semáforos e retornos nas vias exclusivas do BRT.
Além disso, o conceito das estações nos elevados vai facilitar a acessibilidade e a integração com os ônibus convencionais. Isso porque o cidadão terá acesso às estações sem precisar passar por passarelas, de forma mais segura, utilizando escadas, elevadores e rampas. Vale frisar ainda que o BRT será 100% integrado ao metrô.
Segundo trecho - Em agosto de 2019, a Prefeitura publicou a licitação para o segundo trecho do BRT, entre o Parque da Cidade e a Estação da Lapa, passando pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama. A expectativa é que a ordem de serviço para o início das obras seja dada ainda no início de 2020.
Essa segunda etapa terá 7km de extensão e prevê a construção de seis estações. Além disso, estão previstos 6km de ciclovia ao longo de quase todo trajeto e mais três elevados. A parada na Estação da Lapa será adaptada para o BRT na estação superior do terminal, e também integrará com o metrô e as linhas de ônibus convencionais.
JUAZEIRO
Três juazeirenses participaram da solenidade: O vice-prefeito de Salvador Bruno Reis, o ex-prefeito e atual Superintendente do Sebrae na Bahia Jorge Khoury Hedaye e o Superintendente de Cultura de Juazeiro Maurício Dias que comentou: "O prefeito de Salvador Acm Neto e o vice prefeito Bruno Reis pediram ao superintendente do Sebrae Bahia Jorge Khoury para levar alguém da família de João Gilberto, um amigo que fosse de Juazeiro no ato de inauguração do 'complexo viário' que leva o nome do gênio criador da Bossa Nova. Jorge me ligou e eu fui. Fui por que sou amigo de João e da sua família. Agradeci ao prefeito em nome de Vivinha e a grande família de Dona Patu e seu Jovino. Acm Neto e Bruno Reis fizeram discursos emocionados Homenageando João Gilberto e Juazeiro. Fui citado nas palavras dos dois e também tratado com muito respeito. O complexo de viadutos que leva o nome de João Gilberto fica no Itaigara".
Veja o pronunciamento de ACM Neto:
Da redação com informações Ascom Salvador
6 comentários
23 de Dec / 2019 às 20h21
Aproveite MAURIÇOLA! no ano que vem VAI ACABAR está MAMATA.
23 de Dec / 2019 às 20h58
Esse cara é um pipoca. É só o óleo esquentar que ele pula, pula, pula....
23 de Dec / 2019 às 21h44
Geraldo, leitores e, em especial, os moradores desta cosmopolita, outrora já foi terra feliz. Srs. Analisando o comento do Sr Maurício Dias, venho corroborar e, na condição de Juazeirense, afim, agradecer ao prefeito ACM, pela merecida homenagem ao saudoso conterrâneo.Com relação ao dizer do tratamento dado a ele, é bom para que ele veja e reveja seus pré e pós conceito pois, um poeta respeitado que é, conhecedor da cultura e, se prestar a ser hierarquicamente inferior, a um Sr, que não sabe nadica de nada sobre, vem me lembrar de uma poesia que diz,querer ainda levar a vida como se a vida ...
23 de Dec / 2019 às 21h57
Como se a vida fosse, um chá de erva doce. Bem assim, relembrar caminhada política de 2012, que teve seu final, no B Lomanto Júnior, qdo ele eloquenteme, fez uso da palavra e fez discurso corajoso e emocionante, ultimamente, conta com meu respeito mas, Juazeirense que verdadeiramente é Juazeirense, e, possuidor do talento que é de lhe peculiar não diz que, faz parte de um ou qualquer outro governo, por conta ser pai família e, precisar neste momento emprego, mesmo com o risco de jogar sua dignidade e caráter, na lata de lixo. Pense nisso Sr Maurício.
24 de Dec / 2019 às 22h35
Enquanto isso, o interior agoniza sem infraestrutura nenhuma e Juazeiro está dentro disso.
25 de Dec / 2019 às 10h18
Pra mim essa notícia só me entristece... Juazeiro abandonado Enquanto outros lugares só progride