Para comemorar os quinze anos de funcionamento do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) preparou uma programação especial para a população. Nesta segunda-feira (23), às 17h, uma solenidade com direito a bolo de aniversário, retrospectiva da trajetória e atrações musicais vai celebrar a data.
Implantado em Juazeiro em dezembro de 2004 o CIAM oferece no local, espaço para alimentação, para higiene pessoal e atividades coletivas, atuando na promoção de direitos por meio das diferentes políticas públicas municipais. As mulheres chegam à unidade através de encaminhamentos de outras instituições de proteção à mulher e também por demanda espontânea. Após acolhimento, aquelas que apresentam demandas de saúde são encaminhadas para acompanhamento nos Centros de Saúde de referência e para outras unidades que se fizerem necessárias. As assistidas são encaminhadas e acompanhadas a outros órgãos de proteção à mulher, sempre acompanhadas pelas técnicas, dando a assistência necessária.
Propício para convivência e socialização, também oferece atividades socioeducativas, oficinas e organizações de coletivos de mulheres que promovem a criação ou restabelecimento de vínculos familiares. São realizadas ainda atividades de prevenção e promoção da saúde, a partir da estratégia de redução de danos, garantindo a proteção social integral. Encaminhamentos a cursos profissionalizantes e encaminhamentos para o mercado de trabalho.
A equipe que atua no CIAM é composta por: assistente social, educadora social, psicóloga, auxiliar de limpeza e auxiliar de portaria. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Luis Inácio Lula da Silva, no bairro Novo Encontro.
Gardennia Garibalde/PMJ
2 comentários
23 de Dec / 2019 às 13h34
Geraldo, e, em especial, os moradores desta cosmopolita, outrora já foi terra feliz. Essa instituição, ultimamente, só está servindo como lavanderia pois, vejamos. Há aproximadamente 01 ano e meio, fizeram a chamada "reforma" pintura, letreiros que já existiam e, celebraram no calendário de "toda sexta tem obra" Agora, limparam com pintura, colocaram 4 a 5 carreiras blocos, no muro do CIAM e, hoje irão reinaugurar na comemoração dos seus 15 anos. Parabéns!!!! Mas, o que este pobre mortal quer verdadeiramente saber, se o Centro é realmente integrado e, afim, dá apoio necessário a Mulher. Só...
23 de Dec / 2019 às 13h40
Pois, mulheres em situação de risco, quando precisa, ficam em Petrolina, e, que administração, joga dinheiro fora ou rasga erário público, com propaganda do que com efetivamente, infraestrutura ou benfeitorias para sociedade. E, o que reforma ou diz que fez, não realidade reflete o tamanho da gestão. Pequenina, quase inexistente.