O ano de 2019 foi de grandes realizações para a Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM). Em janeiro, foram nomeados 10 guardas municipais aprovados no concurso público de 2016 e que vieram somar à corporação que hoje conta com 179 efetivos. Logo após foi nomeado o novo comando através do Inspetor-chefe Israel Marcos e o subinspetor Marcos Roberto.
A Guarda reativou o grupamento de ciclismo, que passou a atuar no Parque Fluvial, Calçadões e Terminal de Ônibus Urbano e ampliou o motopatrulhamento, que vem atuando no Parque Fluvial, área bancária, Terminal de Ônibus e Parque Lagoa de Calu. Os dois grupamentos têm como objetivo garantir a segurança da população.
Dentro da perspectiva de responsabilidade social e com o intuito de manter viva a bravura e proatividade da ex-Guarda Municipal Maria Luciana de Aquino Costa, vítima de câncer de colo de útero, em dezembro de 2018, a GCM resolveu criar o projeto ‘Viva Luciana’, que tem o objetivo de conscientizar e despertar nas mulheres o cuidado em relação a si mesmas.
Como reconhecimento do excelente trabalho que a Guarda tem realizado em Juazeiro, este ano foi feito um termo de cooperação técnica entre as Prefeituras de Juazeiro e Sento Sé, possibilitando uma parceria para a realização do curso de formação para os Guardas Municipais sentoseenses. O curso foi coordenado e certificado pela Escola de Gestão de Pública de Juazeiro (EGESP) e as aulas ministradas pelos Guardas de Juazeiro.
Uma importante conquista em 2019 foi à inauguração da nova sede da Guarda Municipal. Localizada na Orla II do Município é um ponto estratégico para o policiamento preventivo no Parque Fluvial e na área central da cidade. “Não temos medido esforços no sentido de proporcionar condições para que a GCM realize um bom trabalho em nosso município. Sinto orgulho em ver cada dia, mais profissionais entusiasmados, felizes e trabalhando com mais desenvoltura. Os Guardas Municipais cuidam da nossa segurança pública com empenho e zelo e, por isso, merecem todo o reconhecimento”, destacou o prefeito Paulo Bomfim.
Irislane Pacheco/CSTT
1 comentário
21 de Dec / 2019 às 17h25
"Não sei o porquê muitos concursado são semelhantes a crianças que qualquer doce ingana" Enquanto não mudar esse sistema de comandante,sub- comandante serem escolhidos pelo prefeito infelizmente a Guarda vai ficar a sim... Mais de 15 Anos sem concurso e o prefeito chama 10 e tá tudo bem .sendo eu oum GCM não queria ser um comandante, a não ser se fosse para ser independente, esse sistema de político é ruim para a corporação.