Neste segundo semestre a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, realizaram um curso de Primeiros Socorros para a equipe.
Na UPAE, o curso foi ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente, em parceria com a Segurança do Trabalho, e teve como público alvo os profissionais de recepção e portaria. Já no HDM, o curso é realizado periodicamente pelo Núcleo de Educação Permanente e tem como público alvo o corpo de enfermagem.
A iniciativa tem como objetivo preparar o staff para situações de emergência. "A gente nunca sabe quando vai precisar agir, então temos que estar prontos. Como trabalhamos em um serviço porta aberta de urgência e emergência todos devem ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto", ressalta a enfermeira gerente do NEP da UPAE, Andreska Ferreira.
Para a também enfermeira gerente do NEP, só que do HDM, Rejane Lins, a necessidade é praticamente a mesma: "O nosso foco são os profissionais da enfermagem, mas a reciclagem é tão importante quanto. Então, mantemos esse tipo de treinamento praticamente fixo no nosso quadro".
Nesse contexto, define-se Primeiros Socorros como suporte básico de urgência e emergência, ou seja, a prestação de ajuda imediata a uma pessoa doente ou ferida até a chegada de suporte profissional e/ou especializado. Faz parte do acolhimento inicial e pode incluir apoio psicológico para as pessoas que estão em sofrimento emocional devido à vivência ou testemunho de um evento traumático.
Em geral tem como foco: regras básicas de segurança; meios de prevenção de acidentes; condições para prestação de primeiros socorros; e capacitação para prestação dos cuidados imediatos à vítima de acidente ou mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida.
Ascom UPAE
0 comentários