Cooperast participa de oficina sobre chamadas públicas de Ater de Mulheres e Agroecologia

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), iniciou na quarta-feira (11), uma oficina sobre as ordens de serviços das chamadas públicas de assistência técnica e extensão rural (Ater) de Mulheres e Agroecologia. O evento aconteceu no Hotel Faro Inn, em Salvador, até sexta-feira (13).

Durante a atividade, voltada para dirigentes e coordenadores (as) técnicos(as) dos novos contratos, estão sendo apresentados e pactuados os instrumentos de gestão e monitoramento para o êxito da execução das ações previstas no edital.

Célia Watanabe, superintendente da Bahiater/SDR, destacou os impactos das chamadas públicas na realidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares: "Nós estamos trabalhando essas duas chamadas como referenciais, no sentido de avançar na transição agroecológica. Nos 10 lotes da Chamada Ater Mulheres, estamos empenhados e empenhadas em avançar também no atendimento aos grupos produtivos de mulheres rurais, compreendendo seu papel nas várias dimensões da unidade produtiva familiar, desde os cultivos principais aos direcionados ao autoconsumo."

Para Vinicius Monteiro, diretor Presidente da Cooperativa de Desenvolvimento Territorial – COOPERAST, que gerenciará a chamada pública de Agroecologia, beneficiando agricultores familiares do Território Litoral Sul, considera que, a chamada é uma continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pela cooperativa: "Esta parceira veio a contemplar a continuidade dos trabalhos que a COOPERAST vem desenvolvendo ao logo dos seus 14 anos de existência, onde amadurecemos muito e hoje já podemos dizer que somos referencia em assistências técnicas e extensões rurais, e que eventos como estes só vêm a somar cada vez mais com nosso aprendizado e trocas de experiências com outras entidades que desenvolvem o mesmo trabalho em regiões diferentes da Bahia. Tendo em vista que, com o acontecimento da Oficina de formação das entidades executoras de ATER, que foi realizada de quarta-feira até sexta-feira (11/12/2019 - 13/12/2019), muitas coisas boas estão por vir com as ações integradas, investimentos e articulações das bases produtivas. Tudo que fizemos até hoje, tem sido constantemente aprimorado anos após anos, afim de ofertar o melhor possível aos homens, mulheres e jovens do campo. Na minha visão, uma missão que a cada dia tem que se fortalecido com a agregação de novos parceiros".

Foto 01: Marcel Javan Santana, Técnico da Coordenação  BAHIATER, Célia Watanabe Diretora Presidente da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural e Vinicius monteiro , diretor Presidente da Cooperast

Ascom