Em um cenário em que direitos fundamentais da população brasileira vêm sendo ameaçados e retirados continuamente, e diante do avanço de um conservadorismo extremo que lança mão de violência de Estado contra pessoas em situação de vulnerabilidade, o Fundo Brasil vai doar R$ 800 mil a organizações, grupos e coletivos que promovem e defendem direitos humanos em todo o país.
Com o título “Resistência”, o Edital Geral 2020 foi lançado na quinta-feira, 5 de dezembro, e recebe inscrições de projetos até 28 de fevereiro. Cada projeto apoiado poderá receber até R$ 40 mil para executar sua proposta de mobilização e luta popular.O Edital Geral 2020 do Fundo Brasil vai apoiar grupos que dispõem de poucos recursos ou têm dificuldade de acesso a outras fontes de financiamento. Propostas que pretendam estimular o trabalho em rede e as que sejam lideradas por jovens terão prioridade.
Em relação aos temas, o edital define como prioridades de apoio: direitos das mulheres, especialmente negras, indígenas e de populações tradicionais; enfrentamento à violência de Estado; valorização e defesa das religiões de matriz africana; direitos de refugiados e fortalecimento institucional.
Não serão aceitos projetos apresentados por organizações governamentais, universidades, organizações internacionais, partidos políticos, empresas e microempreendedores individuais.
As propostas inscritas passam por uma triagem interna feita pela equipe do Fundo Brasil que avalia a adequação de cada projeto ao escopo do edital. Em seguida, um comitê de seleção independente, formado por ativistas de diversas causas dos direitos humanos e de origem diversa pelo país, escolhe os projetos a serem apoiados. A decisão final fica a cargo do Conselho de Administração do Fundo Brasil.
A lista de projetos a serem apoiados será divulgada a partir de 26 de junho de 2020.
Sobre o Fundo Brasil
O Fundo Brasil é uma fundação independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2007, o Fundo Brasil já apoiou cerca de 500 projetos.
5 comentários
13 de Dec / 2019 às 21h38
Se é uma entidade sem fins lucrativos, de onde vem o dinheiro para sustentar esta ONG separatista, que segundo o texto vai premiar quem tiver uma idéia de como separar ainda mais as pessoas, utilizando “OS DIREITOS HUMANOS” como pano de fundo? Essa estratégia comunistas de forjar “grupos” e jogar uns contra os outros é conhecida. Será que terá algum projeto para policiais militares que sobem o morro e são recebidos à bala? Algum projeto contra o aborto? DUVIDO.
13 de Dec / 2019 às 21h39
Já vi tudo. Coisa de petralha. Abra os olhos MP.
13 de Dec / 2019 às 21h43
A perpetuação da ideologia comunista/facista no poder passa pela divisão antagônica das classes sociais, grupos e até da família. “Dividir para conquistar”.
13 de Dec / 2019 às 21h53
Eu tenho um projeto para defender nosso direito de chamar Lula de ladrão e o PT de quadrilha. Vou enviar.
13 de Dec / 2019 às 22h21
O Fundo Brasil de direitos humanos,anos compartilhou um evento: No dia 16 de dezembro, segunda-feira, a Tapeta Taperá e a a Ponte Jornalismo realizam o debate "Prisões sem Provas: Como impedir que a Justiça continue a prender e condenar inocentes?". Entrada gratuita. DEU PARA FAZER A LIGAÇÃO COM AQUELE LADRÃO SOLTO?