A barbárie de Paraisópolis nada mais é do que resultado do ódio de classe cultivado pela burguesia brasileira, cuja mentalidade é ainda aquela do antigo senhor de escravos, a quem era dado, entre outras coisas, a prerrogativa de decidir sobre a vida e sobre a morte.
O atual burguês encara a favela com a mesma sensação com que o senhor de engenho encarava a antiga senzala. Ou seja, como propriedade sua, sujeita à exploração, ao constrangimento, e, se preciso, à eliminação física. Os lundus das senzalas de então podem ser os bailes funk das quebradas de hoje. De contrapartida, o chicote e o pelourinho de outrora podem ser o camburão e o fuzil desses dias em que vivemos.
Está mais do que evidente que o combate ao crime é tão-somente um álibi, uma justificativa, que, aliás, não cola mais... Ocorre que há em curso, por parte do Estado brasileiro (capacho da burguesia econômica e raivosa), um projeto sistemático de extermínio dos pobres, sendo o negro, o índio, o favelado (e os grupos minoritários no geral) os alvos preferenciais.
O "excludente de ilicitude", exaustivamente defendido por Moro, Bolsonaro e a “bancada da bala”, outra coisa não é senão a legitimação desse projeto de extermínio, que, na prática, já vem ocorrendo. Se aprovado (me parece que desta vez ainda não o foi), policiais que assassinam, como no caso de Paraisópolis, estarão livres, leves e soltos, isentos de quaisquer culpas ou responsabilidades.
Paraisópolis é o caso mais recente e mais gritante. Gritante pela proporção que a tragédia alcançou, com nove adolescentes mortos e vários outros machucados. Mas não esqueçamos de que a política de extermínio das populações periféricas já é uma velha conhecida das administrações tucanas, que agora se somam à administração de Bolsonaro, Moro, Damares, et caterva.
Em São Paulo (como no Rio de Witzel), há todo um aparado de repressão contra os pobres (algo que foi reforçado com a chegada de Dória ao poder). É espantosa, por exemplo, a forma como age a Guarda Civil Metropolitana da capital contra moradores de rua, dependentes químicos, pessoas trans, etc, etc. E tudo da forma mais escancarada, sem que ninguém se importe, a não ser um ou outro gato pingado, movido por algum nobre ideal.
É espantoso também saber que tais agentes (GCM, PM, e os cambaus) na sua grande maioria são pobres, ganham mal, e moram em regiões periféricas. Ou seja, é o Estado (capacho da burguesia econômica e raivosa) “usando” os pobres para reprimir e eliminar outros pobres. Tudo de que o sistema precisa para minar a força do povo e manter seu domínio perverso.
José Gonçalves do Nascimento - Escritor
11 comentários
11 de Dec / 2019 às 05h43
ELE NÃO é o culpado O Bolsonaro, não é o culpado! O culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo... O culpado, é o teu parente, o teu vizinho, o teu amigo. O atual presidente, sempre defendeu a ditadura e a tortura... Sempre defendeu a sonegação de impostos. Sempre foi racista, homofóbico, xenófobo e preconceituoso. Não tinha plano de governo. Nunca foi sociável, não compareceu a um debate sequer. Ele sempre foi assim, sempre! O verdadeiro culpado, é o meu parente, o meu vizinho, o meu amigo.... Ele disse sempre que não entendia de economia. Ele sempre chamou índios e quilomb
11 de Dec / 2019 às 05h44
"LULA LIVRE" TE INCOMODA ????? Por que Aécio Livre NÃO te incomoda? Por que Michel Temer livre NÃO te incomoda? Por que o caso Queiroz não te incomoda ? Por que a Reforma da Previdência do Paulo Guedes que ACABA com os SEUS DIREITOS não te incomoda ? Por que a Privatização da Petrobrás não te incomoda ? Por que a Privatização da Embraer não te incomoda ? Por que os MILICIANOS da FAMÍLIA BOLSONARO não te incomoda ? Por que a morte de Mariele não te incomoda ? Por que o AUMENTO DE DESEMPREGADOS não te incomoda ? Por que a DESIGUALDADE SOCIAL não te incomoda ? Por que a SUSPENSÃO de 19 medicam
11 de Dec / 2019 às 05h47
Bolsonaro e Moro TA ACABANDO COM O BRASIL. FOGO NA FLORESTA. ÓLEO NAS PRAIAS. CARNE 34.00 REAIS. GASOLINA 5.00 REAIS
11 de Dec / 2019 às 05h51
A política de Bolsonaro e de exterminação. Bolsonaro quer destruir as famílias. Bolsonaro destruiu o Ministério do Trabalho. Bolsonaro destruiu a vida na Floresta e no mar?
11 de Dec / 2019 às 05h55
Hoje só notícias de perseguição aos trabalhadores professores e jornalistas. Bolsonaro gasta escondido milhões no cartão corporativo e o povo não sabe de nada. Por isso a importância do BLOG GERALDO JOSÉ
11 de Dec / 2019 às 06h00
MORO NÃO E JUIZ. MORO E UM EMPREGADO DE BOLSONARO E POR ISSO NÃO PODE INVESTIGAR OS Filhos Ricos de Bolsonaro?? Moro não engana quem sabe nordestinos.
11 de Dec / 2019 às 06h02
BOLSONARO FALA QUE VAI FAZER SO O MAU E AINDA TEM ... QUE VOTA?????
11 de Dec / 2019 às 12h14
Meu pai foi polícia da bahia por 30 longos anos de sua vida e todos os dias quando ele sai para trabalhar ficávamos preocupado se ele voltava para casa estes comunistas por eles os polícia morriam tudo salve a PM SP Glória a PM Bahia fora comunista
11 de Dec / 2019 às 12h37
A extrema direita é a pior corrente ideológica. Ela é inimiga do social. O Brasil já tinha violências antes do Bolsonaro mas, ele estimulou às condutas violentas desde de a campanha inclusive levou metralhadora para o palanque e simulou assassinato dos adversários.
11 de Dec / 2019 às 13h52
Bando de esquerdopatas, que defendem bandidos. Baile Funk é antro da marginália, onde só se reúnem traficantes e apoiadores. A pirotecnia social de vocês não cola mais. A verdadeira burguesia é o quadrilhão do PT, que vocês apoiam. São os comunistas mais corruPTos e burgueses do mundo. Ninguém vai embora pra Venezuela, Cuba. VOCÊS SÃO UMA FARSA, QUE A LAVA JATO DESCONSTRUIU. Policial não é bandido. Bandidos são vocês que sustentam o tráfico de drogas, que roubaram nosso país, QUE RECEBEM SEM TRABALHAR EM SENTO SÉ, que seguem uma ideologia facista/nazista em extinção.
11 de Dec / 2019 às 14h53
Até quando esse discurso vitimizado? Quanta mediocridade! Policial pode ser vítima de traficante, tá tudo certo. Mas o contrário não. Ninguém em são consciência dizima etnias, grupos sociais. Precisando, ligue pro Comissário Gordon e peça ajuda ao Batman...!