A operação Black Friday realizada pela Receita Federal no Centro de Cartas e Encomendas dos Correios em Recife, foi iniciada na semana passada e se estenderá até a quarta-feira (11/12). A operação ocorre nas semanas posteriores à Black Friday e tem como objetivo combater o comércio ilegal de mercadorias provenientes de falsificação e descaminho realizadas através da internet.
Segundo o chefe da operação, Auditor-Fiscal da Receita Federal Emanuel Pedrosa Lins, a previsão é conferir 20.000 encomendas com uma estimativa de retenção de 1.500 pacotes com valor aproximado de R$ 3.000.000,00. Ainda segundo o chefe da Receita Federal, é normal nas semanas posteriores à Black Friday ocorrer um aumento no comércio de mercadorias contrabandeadas devido ao fato de adentrarem o país de forma irregular e portanto sem o devido recolhimento de impostos. Assim estes comerciantes irregulares praticam a concorrência desleal, que é altamente nociva para a economia nacional, e contribuem para a informalidade e o desemprego.
A operação, que conta com um efetivo de 13 servidores da Receita Federal, entre auditores-fiscais e analistas-tributários, além do apoio da equipe k9 (cão de faro) da Polícia Federal, seguirá até o fim do mês no Centro de Cartas e Encomendas dos Correios situado na Av. General San Martin, nº 1083, Bongi. Teremos porta-voz no local para eventual entrevista. A receita não informou se a operação pode ser feita também em agencias do interior, a exemplo de Petrolina.
Assessoria de Comunicação da Receita Federal
1 comentário
10 de Dec / 2019 às 18h21
E lá vai receita segurar as encomendas que eram pra vir. E aumenta o prazo pra entrega