O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio das Diretorias de Fiscalização, Operações e Atendimento, deu iníciou dia 05, a Operação Prevenção "Segundos que salvam vidas", sob o título "Alertar sobre blitz nas redes sociais é crime".
Segundo o gerente de fiscalização do DETRAN-PE, Paulo Paz, com a chegada das festividades de final de ano, começam as confraternizações, quando as blitzes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Polícia Militar – PM, Polícia Rodoviária Federal – PRF, e Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife – CTTU, são intensificadas e a população tende a avisar aos motoristas os pontos onde estão acontecendo as blitzes por aplicativos. Mas o que as pessoas desconhecem é que esse ato é considerado crime, previsto no Código Penal – CP, e existe punição.
A ação contou com 10 agentes de trânsito, 3 PK's, 10 viaturas, entre carros e motos, que trabalharam em conjunto com o Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, e a parceria da Empresa Bandeirantes Outdoor. No local, agentes de trânsito abordaram os motoristas, alertando sobre os perigos dos avisos nas redes sociais.
Na oportunidade, Emanoel Plácido da Silva, Observador Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária- ONSV, e professor de Gestão e Direito de Trânsito, e agente/instrutor de trânsito do DETRAN-PE, Stephan Araújo, proferiram mini palestra para grupos de motoristas que foram abordados, com foco no Artigo 265 do CP, que prevê pena de reclusão de um a cinco anos mais multa para o condenado, além de quatro pontos na carteira.
Além disso, foi colocado a disposição dos condutores o Detran Itinerante, caminhão equipado com guichês com computadores, onde foi oferecido os serviços de consulta de pontuação e 2ª via da CNH, agendamento de serviço, emissão de multas, nada consta e taxas.
Ascom Detran PE
6 comentários
08 de Dec / 2019 às 18h53
Crime e que fazem tomam o trasporte do cidadão que passou um aperto desgraçado pra ter um patrimônio e ver o estado tomar
08 de Dec / 2019 às 19h24
Crime é a policia estadual da Bahia fazer blitez em uma curva antes do NH -3 na estrada de Curaçá, ocasionando um grande acidente com uma pessoa.morta!!
08 de Dec / 2019 às 20h26
Esse comentário desse tal Paulo Gilberto demonstra bem como pensa boa parte dos brasileiros. Não gostam de leis, de deveres. Só querem saber dos direitos. Só olham o umbigo. Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão.
08 de Dec / 2019 às 20h59
E o pior... tomam na maior estupidez, como se o proprietário não fosse o dono. Elegemos deputados Federais somente para ferra conosco, só criam leis para "F" com o povo.
09 de Dec / 2019 às 00h13
Crime é parar o cidadão e confiscar seu bem, e deixá-lo sem transporte. Não há lei para isso. E depois leiloar o bem a preço vil.
09 de Dec / 2019 às 07h16
O crime de verdade é confiscar um bem do contribuído por estar com um imposto atrasado.... espero que o presidente Bolsonaro possa ver é corrigir essa injustiça com a população