Esgoto a céu aberto, mau cheiro e o risco de doenças são algumas das reclamações dos moradores do Bairro São Geraldo e Tabuleiro, em Juazeiro, Bahia. Eles denunciam sobre um forte mau cheiro que tem atingido a população e pedem ajuda para descobrir o que está causando o odor. Indignados com a situação, os moradores pedem que os órgãos públicos responsáveis tomem as medidas necessárias para que "o sofrimento e os riscos de doenças com a podridão e o mau cheiro constante que atinge a localidade tenha um fim".
Uma das moradoras disse que "causa repulsa a podridão no local". Ela aponta que a podridão "é causada por uma lagoa vizinha a Estação de Tratamento do SAEE localizada entre o bairro Tabuleiro e São Geraldo. O mais triste é sabermos que pagamos taxa de esgoto e saneamento e tudo bastante caro". Os moradores da localidade acusam o Matadouro como um dos causadores dos problemas da poluição. Numa das fotos enviadas a reportagem do Blog GJ Notícias eles denominam a "Lagoa do Sangue". Conforme relato de leitores, o mau cheiro ocorre desde o mês de novembro, principalmente agora, talvez devido o forte calor.
No mês passado a jornalista Jacira Felix, postou nas redes sociais e repercutiu o assunto no Programa de Rádio Viva Bem, transmitido na Petrolina FM durante a Blitz da Saúde.
"Sangue parado em uma lagoa ao lado do matadouro de Juazeiro-Bahia. Do outro lado está a lagoa de estabilização do município. Tudo isso no bairro Tabuleiro, as margens da BA 210. A população que não aguenta mais conviver o odor que chega em suas casas por conta dessa LAGOA DE SANGUE. Isso mesmo, uma lagoa de sangue, uma espécie de reservatório dos resíduos provenientes do matadouro de Juazeiro. Um absurdo e que segundo os moradores um problema antigo", reportou Jacira Felix.
NOTA DA SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia):
“Conforme contato anterior, esclarecemos que a competência é do órgão municipal da Vigilância Sanitária”.
.
NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE PREFEITURA JUAZEIRO: “Não é de responsabilidade da Vigilância Sanitária do município e sim da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) que é responsável tanto pelo matadouro quanto pelos dejetos”.
NOTA DO SAAE:
“O setor de Engenharia do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro esclarece que as lagoas de tratamento do Matadouro são de responsabilidade da empresa. Explica também que, com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do SAAE foram construídas também novas lagoas para o matadouro que deverão adotar o mesmo sistema de tratamento. Esse sistema biológico utilizado pelo SAAE, é um dos mais eficientes no tratamento de esgoto com todo o processo de estabilização sendo acompanhado diariamente pela equipe de engenharia do SAAE. “Estamos concluindo as 20 estações elevatórias, as ligações condominiais e os emissários que, juntamente com a ampliação da ETE, já concluída, deixará Juazeiro com 96% de cobertura sanitária”, complementa a engenheira Louise Chiochetta”.
Redação Blog Foto: Jacira Felix-jornalista
18 comentários
09 de Dec / 2019 às 07h45
Juazeiro está um caos, saúde não funciona, muriçoca e agora lagoa de sangue? O saae diz que isso é algo bom? Sempre votei em Isaac, mas a mudança foi para pior. Peço a Deus misericórdia sobre nossa cidade, pois dói vir Petrolina crescendo e Juazeiro apodrecendo.
09 de Dec / 2019 às 08h03
absurdo a culpa é do prefeito e do INEMA .
09 de Dec / 2019 às 08h04
absurdo a culpa é do prefeito e do INEMA .
09 de Dec / 2019 às 08h10
Absurdo todos os orgãos públicos dizem não. O problema é um caso de saúde pública todos ao menos já que são omissos deveriam se UNIR e buscar uma solução. Parabéns Geraldo José mais uma vez o blog é a única voz do Povo sofrido.
09 de Dec / 2019 às 11h18
Não consigo entender o descaso de todos os órgãos envolvidas no problema,pois ficam jogando a responsabilidade um para o outro e população do bairro São Geraldo sofrendo às consequências pelo mau cheiro. Saae e prefeitura tomem às devidas providências para sanar essa situação
09 de Dec / 2019 às 11h35
Poxa será que Juazeiro sempre vai ser noticiada por coisas ruins. Um mau cheiro insuportável. Prefeito time uma providência. JÁ que os vereadores não fazem nada em prol da comunidade e sim em benefício próprio. Juazeiro está um CAOS.
09 de Dec / 2019 às 12h04
Minha gente, isso ai é crime ambiental do matadouro de Juazeiro. Peguem uma folha de papel de oficio, uma caneta azul ou preta, e escreva em cima "PETIÇÃO", coloque o local "JUAZEIRO BA, 09 DE DEZEMBRO DE 2019", e destinação: Ao ILMO SR PROMOTOR DE JUSTIÇA e escreva à mão mesmo. fulano de tal, profissão tal, portador de identidade tal, domiciliado na rua tal, vem respeitosamente a presença de vossa excelência, denunciar o matadouro municipal de juazeiro por crime ambiental, aí descreve o resto. No final coloca: Pedimos à vossa excelencia que denuncie o crime ao juízo. E leva na promotoria.
09 de Dec / 2019 às 12h12
Denunciem também ao Ministério Público pela internet, meio ambiente. Os moradores tem que tomar coragem e denunciar aos promotores de justiça. Esse link pode ser acessado por celular. Todo crime ambiental contra o Rio São Francisco deve ser denunciado. Se não fazer, nada acontece. https://www.mpba.mp.br/formulario/16342
09 de Dec / 2019 às 13h20
e pra piorar a calamidade pública ainda tem as muriçocas.
09 de Dec / 2019 às 14h57
SERIA SANGUE DOS CONTRIBUINTES EXTRAIDOS PELO SAAE ATRAVÉS DAS ESCORCHANTES TARIFAS QUE COBRA ?
09 de Dec / 2019 às 15h03
Será que nenhum abatedouro tem dejetos? O jeito é a população passar a ser VEGETARIANA ou ir mais além, ser VEGANA, pois dessa forma não terá mais razão para dejetos. As lagoas são pertinentes, a bem dizer, um mal necessário. Mas antes, quando o abatedouro era no ANGARI, alguém lembra como era? pra onde ia os dejetos? Puxem pela memória. Bom seriam as criticas com soluções, pois isso só MACULA mais ainda a imagem da cidade.
09 de Dec / 2019 às 15h14
O mal cheiro não é do sangue e sim da Lagoa do saae. Denúncia pra que no outro dia a prefeitura ta na porta da gente. Vcs esqueceram quem faz a segurança do prefeito e seus apadrinhados. Me poupe viu.
09 de Dec / 2019 às 16h15
O cheiro de fezes está chegando no bairro Centenário, Jardim Novo Encontro, etc. Imagino como deve estar a vida de quem mora no Tabuleiro e São Geraldo. Um chiqueiro. Cadê o Ministério Público ? Cadê a vigilância sanitária ?
09 de Dec / 2019 às 19h25
Ta fácil resolver é só reeleger Paulo Bonfim e os mesmos vereadores ano que vem, ironia a parte Juazeiro ta um caos desde que Isaac e companhia assumiram a prefeitura; e se fosse qualquer outro prefeito teria por 9brigação de resolver os problemas de Juazeiro pra isso esses irresponsáveis são eleitos!
09 de Dec / 2019 às 19h32
Absurdo gente juazeiro tá entregue ao caos e ainda vem gente aqui no Blog querer tapar o sol com a peneira defendendo esse executivo municipal de juazeiro covarde e despreparado, ando nos 4 cantos de Juazeiro quase todos os dias e vejo o tamanho descaso desse governo despreparado e autoritário, ano que vem tem eleições os pais e mães de famílias darão a justa resposta, Bairro tabuleiro e Bairro são Geraldo o oxigênio tá irrespirável já tem gente se mudando e abandonando as suas casas por não suportar a fedentina junto com as nefastas muriçoca que atormentam toda a cidade Juazeirense...
09 de Dec / 2019 às 19h43
Cadê a fiscalização da secretaria de meio ambiente....será que existe ou só serve de cabide de empregos. Acorda Juazeiro
09 de Dec / 2019 às 20h51
O matadouro faz parte do poder público municipal. Poder público municipal não vai fiscalizar poder público municipal. É o mesmo focinho de um cheirando o outro. Então, aí, só a promotoria pública mesmo. O ministério público, que é um órgão independente dos outros poderes.
09 de Dec / 2019 às 21h55
Que pena juazeiro ser governado pelo um pal mandado sem compromisso , sem conhecimento de gestao publica e sem transparencia de prestaçao de contas .ou seja somente com quase todos vereadores que nao fiscalisao que nao servem pra nada. executivo e legislativo virou balcao de negocios a ceu aberto enganando a todos .