Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) manifestou solidariedade e apoio à comunidade acadêmica das universidades federais do país, em especial à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em vista das recentes declarações do ministro da Educação Abraham Weintraub, que em entrevista afirmou a ocorrência do crime de produção de drogas e plantação de ervas para produção de drogas no âmbito das instituições federais de ensino superior.
"Não satisfeito, Abraham Weintraub, reafirmou tais barbaridades em sua rede social Twitter, por meio de dois tuítes sobre o tema da entrevista realizada no dia anterior: drogas sintéticas e plantações de maconha. Face a tal despautério, a Andifes protocolizou interpelação judicial perante a 9ª Vara Federal Cível da Justiça Federal do DF a fim de que o ministro esclareça se mantém ou se se retrata das acusações feitas às universidades federais, relativas a práticas criminosas de produção e, por consequência e em última análise, à conivência e a prática de tráfico de substâncias ilícitas. Nos associamos à Andifes e exigimos que a irresponsabilidade ministerial não fique impune", afirma o legislador.
Caso o ministro Abraham Weintraub mantenha as acusações efetuadas, a Andifes pede ao Judiciário que sejam apresentadas as provas que comprovem a prática dos atos declarados. Solicitam ainda que sejam nominados os responsáveis, as unidades locais, os dirigentes e as universidades, bem como todas as providências tempestivamente tomadas pelo ministro em face de tais ocorrências.
Hilton Coelho conclui afirmando que "tal procedimento é preparatório para medida ações cíveis a serem ingressadas em da União Federal, a fim de reparar o dano moral coletivo causado pelas palavras irresponsáveis do ministro da Educação. Manifestamos nosso apoio e solidariedade à ação da ANDIFES e esperamos que o Poder Judiciário venha a tomar as devidas atitudes frente a tal agressão às universidades públicas, centros de excelência da produção do saber e da cidadania no país. Os governantes deveriam valorizar, cuidar e incentivar as universidades públicas e não tentarem destruí-las como faz o atual governo", conclui.
5 comentários
06 de Dec / 2019 às 20h01
SABE NADA,INOCENTE ! O MINISTRO NÃO FALA SEM TER AS PROVAS...
06 de Dec / 2019 às 22h18
Partido do esfaqueador. Universidades não são fábricas de militantes comunistas. Tem que haver uma reforma para tirar esse povo delas e valorizar quem realmente quer estudar.
07 de Dec / 2019 às 07h33
O Governo Federal não esta respeitando nem a própria cúpula, imagina o resto.
08 de Dec / 2019 às 13h19
Como vai o ADÉLIO BISPO DE OLIVEIRA hein PSOL? Que moral vocês têm para reivindicar alguma coisa? Tudo com vocês é na base da faca?
10 de Dec / 2019 às 10h00
Esse indivíduo ridículo e derrotado, vem abrir a matraca pra dizer que universidades estão sendo destruídas?lkkkk, as universidades estão sendo recuperadas das mãos coleguinhas deles, maconheiros, anarquistas, esquerdopatas retardados. É um mero abilocil mesmo!! kkkkkkk