A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) digital do Ministério da Educação (MEC) já está disponível para os estudantes de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Ao todo 6.403 alunos de graduação de todos os campi estão cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados do MEC. A emissão da CIE é gratuita e poderá ser feita por meio do aplicativo “ID Estudantil”, disponível para download na Apple Store e no Google Play. A carteira virtual garante aos discentes o direito à meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais.
A Univasf está inscrita no site do MEC para a emissão da ID Estudantil. Para localizá-la no portal, os estudantes devem pesquisar pelas instituições do município de Petrolina, em Pernambuco, sede da Universidade. Alunos com menos de 18 anos ainda não estão cadastrados para utilizar a carteira digital. Para realizar a solicitação de acesso estes estudantes deverão, primeiramente, encaminhar uma declaração de consentimento dos pais ou responsáveis. Segundo a pró-reitora de Ensino, Monica Tomé, essa ação poderá ser feita por meio do Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (Sig@) da Univasf.
Estão cadastrados no SEB alunos matriculados na Universidade até novembro de 2019. De acordo com a pró-reitora, a Univasf está estudando a melhor maneira de atualizar a base de dados do SEB nos próximos meses. Segundo ela, as informações do Sistema Educacional Brasileiro não são vinculadas aos sistemas das instituições e, por isso, não são atualizadas automaticamente. Monica esclarece que essa questão deve ser discutida entre as secretarias de Registro e Controle Acadêmico e de Tecnologia da Informação em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino.
“Questões de matrícula, desvinculação e ingresso em uma Universidade Federal são processos muito dinâmicos, portanto esse Sistema (SEB) precisa passar por atualizações. Isto será determinado por cada uma das instituições e nós já nos organizamos para atualizar essas informações junto ao sistema”, explica a pró-reitora.
Ascom Univasf
1 comentário
05 de Dec / 2019 às 19h20
Agora eu quero ver a “resistência” se queimar kkkkkk