A mudança de endereço da Casa de Tratamento Fora de Domicílio/TFD em Salvador gerou nesta segunda-feira (02) uma série de atropelos, humilhação e desespero para quem faz tratamento na capital baiana.
O Blog GJ Notícias recebeu cerca de dez áudios das pessoas relatando a dificuldade para ter abrigo na capital. No dia 26 de novembro, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau informou por meio de nota que a partir da segunda-feira, 02 de dezembro, a casa de Tratamento Fora de Domicílio/TFD, que funcionava na Rua Salete, nº 03, bairro dos Barris, vai atender em novo endereço na capital baiana. O setor vai funcionar na Rua Alagoinhas, n º 236, bairro Rio Vermelho, em Salvador, onde já funcionou na gestão de Isaac Carvalho.
Ocorre que os pacientes que frequentam a casa no antigo endereço foram realocados temporariamente para outra casa de apoio, que fica na Rua Engenheiro José Anasoh, nº 26, no bairro de Campinas de Brotas, já na quarta-feira, 27. A Sesau informou ainda que só iriam permanecer em Salvador, os pacientes que não puderam interromper o tratamento, os demais foram encaminhados de volta a Juazeiro.
Os pacientes que chegaram na segunda-feira (02) foram impedidos de adentrar a casa nos Barris e não tinham como se deslocar para nova casa porque ainda não estava pronta. Com isso, os pacientes ficaram desamparados e cerca de 14 deles tiveram que retornar para Juazeiro sem ter onde comer, onde dormir na maior revolta.
A Secretaria de Saúde informa que o serviço do TFD em Juazeiro direciona os pacientes que precisam de tratamento (exames, consultas e cirurgias de alta complexidade) para a capital baiana. O objetivo da mudança de endereço é oferecer mais estrutura e conforto aos pacientes, visto que o espaço é mais arejado, amplo e possui mais cômodos para receber melhor os usuários e seus acompanhantes, que buscam apoio no setor. Para mais informações o paciente pode entrar em contato pelo telefone da secretaria no (74) 3612-6550.
Em contato com o Blog GJ Notícias, a maioria decidiu procurar o Ministério Público para denunciar a Secretaria de Saúde de Juazeiro.
SESAU responde questionamento sobre casa de apoio em Salvador
A Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU esclarece que proporcionou um novo espaço para os pacientes e funcionários do TFD em Salvador, que vai oferecer mais estrutura, espaço, acessibilidade, sendo o local mais arejado e confortável.
Em relação às reclamações dos usuários acerca da localização, a SESAU afirma que possui transporte próprio para os usuários se deslocarem até os locais de tratamento.
O novo endereço possui uma boa localização e disponibilidade para transportes públicos, como metrô e ônibus, além de táxi.
Ascom Sesau
Da redação
10 comentários
03 de Dec / 2019 às 15h26
Falta de respeito com os pacientes, mais essa gestão é isso. Digo e provo que eles não tem respeito nenhum por quem precisa. VERGONHA DESSA GESTÃO..
03 de Dec / 2019 às 16h17
Se você alimentar um cachorro durante três dias ele vai lhe ser grato por 30 anos... se você alimentar os políticos profissionais por 30 anos, em três dias eles vão esquecer de você... Chega de circo e pingue-pongue! Também cansado(a) de tanto descaso? Seja candidato(a)! Venha para o AVANTE! Não sirva de ESCADA em partidos alugados! Participe do Projeto LIMPE Juazeiro com: L egalidade, I mpessoalidade, M oralidade, P ublicidade, E ficiência e eficácia. LIMPE Juazeiro* AVANTE 70 Capitão MOREIRA https://instagram.com/capitaomoreira?igshid=feivhskdi92o
03 de Dec / 2019 às 17h58
CURIOSO,QUANDO MUDOU DO BARBALHO PARA O RIO VERMELHO,NÃO HOUVE ATROPELO ALGUM,FALTOU COMPETÊNCIA,ALGUEM QUE ENTENDA DE LOGÍSTICA.TRATA-SE DE UMA OCORRÊNCIA GRAVE,DEVIDO AO FATO DE QUE ESTES PACIENTES EM SUA MAIORIA SOFREM DE CÂNCER,CADA MINUTO PERDIDO NO TRATAMENTO PODE SIGNIFICAR A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE.CONSULTAS E EXAMES,NO MAIS DAS VEZES SÃO MARCADOS COM MESES DE ANTECEDÊNCIA.O TRANSPORTE PROPRIO DO TFD EM SALVADOR TEM DEIXADO MUITO A DESEJAR,TEM MAIS,PARA QUEM VIAJA SEM DINHEIRO, TRANSPORTES PUBLICOS NÃO SIGNIFICAM COISA ALGUMA.O SENHOR ROBERTO ESTA FAZENDO FALTA NO TFD.
03 de Dec / 2019 às 19h17
Boa noite! Sobre a matéria da casa de apoio a questão é q a casa do Rio vermelho e + arrejada sim + o bairro é classe média alta tudo longe transporte coletivo farmácias mercado padaria. Já q o carro mal funciona e na casa dos Barris onde existem casas maiores e melhores q a do Rio Vermelho.nos Barris estávamos perto de Upa Farmácias mercado padaria estação da Lapa q vai pra todos os hospitais da capital. Nos colocaram na casa do Rio vermelho novamente pra dificultar nossas vidas. Tem gente q faz tratamento na capital + não tem condições de levar se quer um real .descaso dos políticos
03 de Dec / 2019 às 22h32
Engraçado essa gestão, sinceramente tem muito Chefe que não sabe fazer porcaria nenhuma e ainda tem a cara de pau de emitir uma nota pifia dessa dizendo que a casa tem transporte próprio, é pra rir é???? Quando o carro Fiat ducato verde não esta quebrada, esta sem gasolina, sem falar nas vezes que a locadora recolhe por falta de pagamento da locação mensal, ou vão dizer que é mentira minha???? Muitos pacientes não tem nem 1 real perdido no bolso e eu sou prova disso pois ja paguei varias vezes uber do HAM pros Barris para alguns pacientes. VERGONHA SESAU, VERGONHA "CHEFES" INCOMPETENTES.
03 de Dec / 2019 às 22h33
Ainda acho que tem alguma coisa por trás e quanto custa o aluguel
04 de Dec / 2019 às 05h43
Que nota mentirosa essa da sessau e issac mandou construir uma linha do metro passando pelo rio vermelho foi? Pq o metrô passa é longe dali e muito e vamos parar de tanta mentira e com certeza essa casa é de um ex deputado q virou chupinha de issac
04 de Dec / 2019 às 06h55
VALE SEMPRE LEMBRAR,QUE NA EPÓPCA DO PREFEITO MISAEL,OS PACIENTES QUE IAM A SALVADOR PARA FICAREM SÓ UM DIA,NÃO RECEBIAM REFEIÇÕES.NO RETORNO,MUITOS PASSAVAM MAL,NÃO PELOS EFEITOS DAS DOENÇAS QUE POSSUÍAM,MAS,PELA FOME,PELO ESTOMAGO VAZIO.POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA,HA DE SEMPRE RECONHECER,QUE FOI NA GESTÃO DO EX PREFEITO ISAAC,QUE AS COISAS MUDARAM E PRA MELHOR E JUAZEIRO CHEGOU AO PONTO DE POSSUIR UM DOS MELHORERES TFDs DO BRASIL.DEPOIS VEIO A DECADÊNCIA,TEMOS UMA VILA BOSSA NOVA,MAS NÃO TEMOS UM TRATAMENTO HUMANO PARA OS QUE SOFREM LUTANDO POR SUAS PRÓPRIAS VIDAS.SOCIALISMO É ISTO.
04 de Dec / 2019 às 06h56
VALE SEMPRE LEMBRAR,QUE NA EPÓPCA DO PREFEITO MISAEL,OS PACIENTES QUE IAM A SALVADOR PARA FICAREM SÓ UM DIA,NÃO RECEBIAM REFEIÇÕES.NO RETORNO,MUITOS PASSAVAM MAL,NÃO PELOS EFEITOS DAS DOENÇAS QUE POSSUÍAM,MAS,PELA FOME,PELO ESTOMAGO VAZIO.POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA,HA DE SEMPRE RECONHECER,QUE FOI NA GESTÃO DO EX PREFEITO ISAAC,QUE AS COISAS MUDARAM E PRA MELHOR E JUAZEIRO CHEGOU AO PONTO DE POSSUIR UM DOS MELHORERES TFDs DO BRASIL.DEPOIS VEIO A DECADÊNCIA,TEMOS UMA VILA BOSSA NOVA,MAS NÃO TEMOS UM TRATAMENTO HUMANO PARA OS QUE SOFREM LUTANDO POR SUAS PRÓPRIAS VIDAS.SOCIALISMO É ISTO.
04 de Dec / 2019 às 08h38
falta de humanidade desse desgoverno de juazeiro.