A Prefeitura de Juazeiro, por intermédio da Secretaria de Saúde/SESAU, está realizando atividades na Semana Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti. A parceria fortalece o planejamento, divulgação e efetividade das ações de combate aos criadouros de doenças transmitidas pelo mosquito. As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 02, e seguem até dia 06, próxima sexta-feira.
No período de janeiro a dezembro de 2018 foram notificados 122 casos suspeitos de dengue, com 08 casos confirmados no município. Em 2019, foram 354 casos notificados e 76 confirmados. Entre as atividades planejadas para a semana está distribuição de materiais informativos e educativos, além de murais e rodas de conversa com a comunidade.
A secretaria da saúde considerou elevado o número de casos confirmados de dengue nos bairros: Pedro Raimundo, Santo Antônio, Antônio Guilhermino, Campos e Dom Jose Rodrigues e vai realizar nestes locais, atividades integradas da Vigilância Epidemiológica com Equipe de saúde da família (ESF) e Núcleo de Educação Permanente (NEPS) durante a semana de mobilização.
A SESAU ressalta ainda que o mosquito Aedes Aegypti, como todos sabem, se reproduz através de água parada e com a chegada do verão aumenta o risco de proliferação, devido ao clima quente de Juazeiro, e não apenas da dengue, como também de outras doenças como chikungunya e Zika.
PROGRAMAÇÃO:
Visitas de inspeção e orientações:
03/12 - Santo Antônio
04/12- Antônio Guilhermino
05/12- Dom José Rodrigues / Malhada da Areia
06/12- Pedro Raimundo
Atividades do NEPS nas escolas dos bairros:
02/12 - Escola Municipal Americano Tanuri - Comunidade de Campos
03/12 - Massaroca
04/12 - Escola Municipal Anália Barbosa de Souza - Bairro Antônio Guilhermino
05/12 - Carnaíba
06/12 - Escola Municipal Dom José Rodrigues - Bairro Pedro Raimundo.
Priscila Guedes/SESAU
0 comentários