Durante o mês de novembro, as ações da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) estiveram voltadas para apreensão de animais de médio e grande porte que circulavam pela zona urbana e bairros da cidade. O trabalho é realizado pela equipe de apreensão e após retirada das vias públicas, os animais são levados para o curral municipal.
Entre cavalos, jumentos, vacas e mulas a equipe de apreensão de animais retirou dos logradouros públicos 32 animais de grande porte. De janeiro até a presente data, 194 animais já foram recolhidos das vias públicas. De acordo com o Art. 74 do Código de Polícia Administrativa, os animais encontrados nas vias e logradouros públicos, ainda que devidamente identificados, serão apreendidos e recolhidos ao curral municipal. Esses animais só saem mediante pagamento de multa que é aplicada por unidade. As multas têm uma variação de um a cinco VRF (Valor de Referência Fiscal) que descrito em espécie varia de R$ 129,05 a R$ 645,25.
De acordo com o secretário da SEMAURB, Jadson Barros, o trabalho desenvolvido no dia a dia tem como principal finalidade a segurança dos munícipes que trafegam diariamente pelas ruas e avenidas da cidade. “Estamos atentos às demandas e retirando os animais de médio e grande porte das ruas, mas para que nosso trabalho seja exitoso, dependemos da compreensão dos proprietários para que não deixem os animais soltos pela cidade. Em sua maior parte, após apreensão pela SEMAURB, o responsável procura a secretaria para retirada do animal. Mas, ainda é preciso mais conscientização dos donos porque animal solto coloca em risco os demais transeuntes”, explicou.
O juazeirense que desejar realizar alguma denúncia sobre presença de animais de médio e grande porte pela cidade, pode entrar em contato com a SEMAURB através do telefone (74) 3612 3581 ou pessoalmente na sede da secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro.
Débora Sousa/SEMAURB
2 comentários
29 de Nov / 2019 às 15h04
Boa tarde! Muito bem pq risco para nós e para animais tb pq são seres vivos. Gostaria muito tb que fissesem algo pois acho absurdo que fazem com jeques com tanto peso e ainda maltratados pois só olhar percebe a fome que passam pq os donos deles não comem e nem bebe para fazer isso com ele é fora que é perigoso carroças agora centro urbano no meio trânsito e todos correm riscos. Tomem providência isso que fazem com animais falta humanidade e chega ser cruel. Autoridade municipais tome medidas contra pessoas. Eles são falam mais sente e sofre.
30 de Nov / 2019 às 14h18
Devem ter deixado a porteira aberta pq tudim tão soltos por Juazeiro...kkkkkkk!