Uma ação civil pública foi ajuizada anteontem, dia 25, pelo Ministério Público estadual contra o Município de Juazeiro em razão de problemas e irregularidades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade. Segundo a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues de Souza, relatórios elaborados pela Vigilância Sanitária estadual e pela Auditoria SUS alertaram para “inúmeros vícios”, entre os quais ambulâncias de suporte avançado e básico sem acessórios essenciais, farmácia sem Termo de Responsabilidade Técnica assinado, manutenção deficiente dos veículos, que ocorrem apenas quando as ambulâncias apresentam problemas, e inexistência de Plano de Ação Municipal de atenção às urgências.
Diante do quadro de irregularidades do serviço, a promotora solicitou à Justiça que determine, de forma liminar, a adoção pelo Município de diversas medidas, entre as quais a contratação de equipes completas para as esferas administrativa e técnica do Samu, atualização da Licença Sanitária, apresentação de registros atuais de manutenção dos veículos e do Plano Municipal de atenção às urgências, aquisição paras as ambulâncias de equipamentos essenciais, como bomba de infusão com bateria, pinça de Magyll, cânulas para traqueostomia e instalação de macas em todas as ambulâncias de suporte básico.
Conforme a promotora, foi proposto à Prefeitura um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularização do Samu local, mas o Município não respondeu à proposta de acordo. (Cecom/MP Foto de arquivo do Blog GJ)
No último dia 16, o leitor Murilo Ricardo fez denúncia grave sobre a falta de condições de trabalho na estrutura do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) em Juazeiro (Veja aqui)
Cecom/MP Foto de arquivo do Blog GJ
6 comentários
27 de Nov / 2019 às 19h10
Um amigo me disse: Existem 3 Justiças - A de Deus, a dos homens e a da Bahia. A mesma que vende sentenças. Esse processo não vai dar em nada. A Justiça do PT não vai deixar.
27 de Nov / 2019 às 20h08
Só quero ver a nota da prefeitura .O povo merece o que tem pois nada fazem
27 de Nov / 2019 às 20h11
Isso está com cara de armação descabida da oposição derrotada... Ê Juazeiro... ):
27 de Nov / 2019 às 20h59
Mauriçola diz aí faz uma música com o tema da pior gestão dos últimos 100 anos de Juazeiro, já que você foi o cara que fez os jingles dos 100 anos de Petrolina dos avanços da capital do São Francisco em quanto nosso bairro "Juazeiro" continua à ser à piada de mal gosto do sertão... Fora comunistas
27 de Nov / 2019 às 20h59
Agora cá para nós... Que vergonha hein? Gente... eu nunca vi isso em toda minha vida de comunicador! Até que ponto uma unidade de saúde – até porque o SAMU tecnicamente falando – é uma unidade de saúde, pois, salvam vidas, pode chegar a esse estado caótico de falência? E o mais engraçado – para não dizer "cínico" dessa questão toda – é que a Secretária de Saúde e o Prefeito vociferam pelos 4 cantos da Bahia que “tudo vai muito bem aqui em Juazeiro-BA” inclusive a saúde...
27 de Nov / 2019 às 23h33
SAMU de Juazeiro está falido. Mais ambulâncias do que macas, não sei como conseguem fazer resgate sem ter onde colocar o povo na ambulância, é no chão que colocam? Lamentável. E o pior disso tudo é que a gestão acha que está tudo perfeito enquanto o povo morre sem assistência.