Em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro foi homenageado o Dia Municipal da Capoeira. O evento foi realizado pela Prefeitura, através das secretarias de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/Sedes, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e fez parte das ações do Novembro Negro. A sessão foi presidida pelo vereador Anderson Alves e contou ainda com a presença do vereador Tiano Félix.
O Dia Municipal da Capoeira foi instituído a partir de projeto do ex vereador Pedro Alcântara Filho. "A data remete ao aniversário do Mestre Bimba, que conseguiu levar a capoeira da Bahia para o mundo. O Dia Municipal da Capoeira foi aprovado e hoje realizamos uma sessão especial", explica o vereador Anderson da Iluminação.
Com uma plateia formada por mestres e alunos de Capoeira, o evento homenageou três capoeiristas: Professora Aydê, Mestre Burrinho e o graduando Fay (in memorian). A Professora Aydê, 30 anos, começou na capoeira aos 10. "Essa homenagem é significativa para mim por história de superação. Quando era criança, sofri um grave acidente e fiquei com a perna sem movimentos. Mas na Capoeira consegui os movimentos de volta e, por isso, ela é uma das coisas mais importantes da minha vida. É necessário haver um momento como esse, de valorização, porque a capoeira é muito esquecida", disse.
Para o gestor da Seculte, Sérgio Fernandes, realizar o evento é importante para o fortalecimento do capoeirista. "Essa gestão do Prefeito Paulo Bomfim tem feito um trabalho valorizando políticas públicas afirmativas e a realização do Novembro Negro é uma delas. Por isso a gente investe, incentiva. A população negra sofre preconceito há anos. A capoeira é uma cultura que precisamos valorizar e passar às futuras gerações e é isso que estamos fazendo aqui", concluiu Sérgio.
Ramáiana Leal/Seculte
1 comentário
26 de Nov / 2019 às 22h00
E o DIA MUNICIPAL DA MURIÇOCA?