Em novas fotos encaminhadas ao Blog GJ Notícias o Assessor de Comunicação da Polícia Federal em Brasília João Barconi reitera a informação contestando notas de Partidos Políticos e Movimentos Sociais da região do Vale do São Francisco de que houve conflito no cumprimento do Mandado de reintegração de posse impetrado pela Codevasf em assentamentos do MST, em Juazeiro e Casa Nova.
Segundo João Barconi, nesta segunda-feira, 25, a Polícia Federal, com apoio de outros órgãos de segurança pública e do Poder Judiciário Federal, deu cumprimento a mandados de reintegração de posse em favor da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
As localidades em questão foram ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e são conhecidas como Acampamentos Irani I e II e Abril Vermelho, localizados nos municípios de Juazeiro e Casa Nova. A área ocupada totalizou aproximadamente 1.727 hectares (19 lotes).
O início da invasão ocorreu em 2012 quando a área em questão já havia sido destinada ao projeto de irrigação SALITRE. Neste ano ainda, a Codevasf entrou com uma ação judicial pedindo a reintegração de posse, porém, penas recentemente, já no ano de 2019, o processo judicial foi sentenciado. A decisão foi expedida pela Justiça Federal de Juazeiro, que também determinou ao INCRA o assentamento das pessoas que ocupavam irregularmente a área da CODEVASF.
A desocupação ocorreu de maneira pacífica em todas as áreas, sem confronto entre os invasores e policiais. A Codevasf disponibilizou ônibus para conduzir as pessoas até a nova área destinada e caminhões para conduzir os bens pessoais até essa nova localidade.
A ação contou com a participação do COT, CAOP, PRF, GPIs de BA, PB, CE, SE, TO, MG e MA, CODEVASF, PMBA, PMPE e CBM/BA. Ainda segundo Barconi, os agentes da Polícia Federal distribuíram lanches e cestas de alimentação para famílias, em especial aquelas com crianças e idosos. “Reiteramos, não houve nenhum confronto com as pessoas que saíram da área pacificamente” concluiu.
Da redação
10 comentários
26 de Nov / 2019 às 09h59
Eu continuo aguardando os vídeos e fotografias de idosas sendo agredidas pelos policiais, as bombas de efeito moral, as crianças ganhando jatos de spray de pimenta! Bora gente, vocês não gostam de denigrir a boa imagem da polícia? Agora é a hora das imagens (tanto fotos como vídeos) viralizarem... Volto a dizer: se isso tudo que a esquerda caviar baiana disse for verdade, certamente os grupos de whatsapp já estariam entupidos de vídeos de celulares escrachando o "mau serviço" da PF, PC e PMBA! Será possível que ninguém teve a coragem de gravar um videozinho sequer da "agressão?" kkkkkkk
26 de Nov / 2019 às 10h12
As Forças Armadas é o orgulho da nação. Parabéns pela desocupação.
26 de Nov / 2019 às 13h09
Esses que sobraram são os diaristas dos empresários que financiaram as invasões.
26 de Nov / 2019 às 15h53
A POLÍCIA FEDERAL AGORA APROVEITE E INVESGIGUE ESSE VEREADOR E SUAS ATITUDES. QUE A PASSAGEM DRLE PELO MERCADO DO PRODUTOR SEJA INVESTIGADA .POLÍCIA FEDERAL MOSYRE PRA ESSE VEREADOR QUE MENTIRAS TEM PERNAS CURTAS. É SÓ INVESTIGAR A VIDA DELE .
26 de Nov / 2019 às 15h55
A POLÍCIA FEDERAL AGORA APROVEITE E INVESGIGUE ESSE VEREADOR E SUAS ATITUDES. QUE A PASSAGEM DRLE PELO MERCADO DO PRODUTOR SEJA INVESTIGADA .POLÍCIA FEDERAL MOSYRE PRA ESSE VEREADOR QUE MENTIRAS TEM PERNAS CURTAS. É SÓ INVESTIGAR A VIDA DELE . Aproveite e INVESTIGUE os atos da indicação dele quando ele saiu pra assumir a cadeira de vereador. Ai ele vai ter que trabalhar muito
26 de Nov / 2019 às 17h39
ERRY JUSTO -"AINDA AGUARDANDO"...KKKKKKKKKKKKK...DISSE TUDO E MAIS ALGUNS TROCADOS
26 de Nov / 2019 às 17h39
ERRY JUSTO -"AINDA AGUARDANDO"...KKKKKKKKKKKKK...DISSE TUDO E MAIS ALGUNS TROCADOS
27 de Nov / 2019 às 14h22
Vão procurar o que fazer forasteiros, ridículos, querendo uma vaga de vereador! Desumano
27 de Nov / 2019 às 14h22
Vão procurar o que fazer forasteiros, ridículos, querendo uma vaga de vereador! Desumano
28 de Nov / 2019 às 04h20
Que coisa estranha. Se foi pacífica, pq esses policiais encapuzados? Tempos sombrios...