Na manhã desta segunda-feira, 25, a Polícia Federal, com apoio de outros órgãos de segurança pública e do Poder Judiciário Federal, está dando cumprimento a mandados de reintegração de posse em favor da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). As localidades em questão foram ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e são conhecidas como Acampamentos Irani I e II e Abril Vermelho, e estão localizadas nos municípios de Juazeiro e Casa Nova. A área ocupada totaliza aproximadamente 1727 hectares (19 lotes).
O início da invasão ocorreu em 2012 quando a área em questão já havia sido destinada ao projeto de irrigação SALITE. Neste ano ainda, a Codevasf entrou com uma ação judicial pedindo a reintegração de posse, porém, penas recentemente, já no ano de 2019, o processo judicial foi sentenciado. A decisão foi expedida pela Justiça Federal de Juazeiro, que também determinou ao INCRA o assentamento das pessoas que ocupavam irregularmente a área da CODEVASF.
A desocupação ocorreu de maneira pacífica em todas as áreas, sem confronto entre os invasores e policiais. A Codevasf disponibilizou ônibus para conduzir as pessoas até a nova área destinada e caminhões para conduzir os bens pessoais até essa nova localidade.
A ação conta com a participação do COT, CAOP, PRF, GPIs de BA, PB, CE, SE, TO, MG e MA, CODEVASF, PMBA, PMPE e CBM/BA.
APF João Barconi - Assessoria de Comunicação (DCS)
PS: O policial federal em contato telefônico com o Blog GJ Notícias informou que não houve qualquer confronto com os trabalhadores que deixaram o local pacificamente, diferente do que anunciou o vereador petista Tiano Félix.
Veja o vídeo da ação da PF:
5 comentários
25 de Nov / 2019 às 09h37
estão de parabéns as polícias Federal e militar fora invasores fora MST.
25 de Nov / 2019 às 16h17
INVASÃO DE TERRA ALHEIA É CRIME,VAI DAI...
25 de Nov / 2019 às 17h18
Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.
25 de Nov / 2019 às 18h33
A CODEVASF agora tem a obrigação de mostrar para onde levou esses "invasores" e qual a situação que eles se encontram. Tem que mostrar o lugar que eles foram levados com os ônibus, como estão e se vão poder trabalhar nesse local.
25 de Nov / 2019 às 21h00
Pois é CARLÃO... Só que hoje o povo de Juazeiro não cai mais nesses contos do vigário emitidos pelas bocas insanas de vereadores petistas! E por falar em Lulopetismo, onde estava o Prefeito de Juazeiro Paulo Bonfim, que no dia que o Presidente Bolsonaro estava inaugurando uma usina foto-voltaica em Sobradinho, o mesmo se encontrava todo alegre no Acampamento do MST? O Prefeito ao menos poderia ter sido solidário àquelas famílias dando o "ar de sua graça!"