A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), iniciou nesta quarta-feira (13) mais uma etapa de serviços na obra de Construção do Parque Fluvial. O local já começou a receber o paisagismo, com plantio de mudas, placas de grama e sistema de bombeamento para a irrigação nos jardins.
A população, a maior beneficiada com a obra em andamento, vem aprovando todas as mudanças promovidas e aguarda ansiosa a finalização da obra. “Está ficando lindo! O principal cartão postal da nossa cidade está sendo repaginado, promovendo a preservação do nosso Rio São Francisco, o resgate de parte da nossa história com essa releitura do antigo cais. A gestão municipal está de parabéns pela iniciativa”, declara a professora Aline Rodrigues que costuma freqüentar o parque diariamente para fazer sua caminhada.
O paisagismo foi projetado de maneira que promova a recuperação da vegetação nativa e os espaços do parque se tornem mais qualificados e contemplativos. As espécies selecionadas para compor o paisagismo foram escolhidas com embasamento na flora nativa, para receberem sol pleno, o que as deixarão mais vistosas e com um período maior de vida. Entre as espécies que estão compondo o projeto paisagístico do parque, estão plantas de grande porte como a caraibeira, ipê, pau ferro, aroeira, umbuzeiro, mulungu, paineira e também espécies arbustivas como o mandacaru, bougainvile, bromélia, dracena entre outras.
“Começamos o plantio das placas de grama hoje, mas os serviços já vêm sendo realizados há alguns dias com o preparo da área para receber as mudas, com os serviços de adubação e aplicação de composto orgânico. Vale ressaltar que a área da Orla 2 receberá grama e principalmente o plantio das mudas arbustivas e no restante da área prevalecerá o plantio das mudas de grande porte. São mais de 600 mudas e cerca de 2.500 m² de grama sendo plantados”, explica o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães.
Parque Fluvial - A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Com o objetivo de promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, a obra do Parque Fluvial de Juazeiro já recebeu a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de skate, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque.
Além disso, foram recuperados o campo de esportes, as quadras poliesportivas e de areia, realizada a implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, implantação do piso em intertravado, pintura do teto na área do terminal hidroviário, nova iluminação em LED e agora está recebendo a instalação da nova balaustrada e os serviços de paisagismo.
Gardennia Garibalde/SEDUR
3 comentários
14 de Nov / 2019 às 07h38
muito bom essa obra agora eu sugeria que a prefeitura tem que coloca seguranca no parque fluvial pra evitar moradores de rua dormir nas grama e outra coisa cavalo que fica andando na orla ate bosta de cavalo eu ja vir na orla
14 de Nov / 2019 às 09h50
Não vejo com bons olhos este tipo de aplicação de Grama sobre um terreno desgastado sem uma aplicação de uma terra vegetal, pra mim é dinheiro do povo jogado fora.
14 de Nov / 2019 às 11h22
Eta ficando muito legal mas vai uma pequena sugestão colocar Banheiros e quem sabe também não seria bem legal a instalação de duchas capitando água do velho chico seria bem legal para quem não sabe nadar e quem pratica esportes as margens do rio.