O 3º Beic/Juazeiro fará no distrito de Abóbora, no dia 15/11 um evento com o objetivo de homenagear os dois soldados que foram mortos por Lampião e seu bando no dia 07 de janeiro de 1929 naquele distrito.
Confiram na integra o relato do fato que faz parte de um período da história do Brasil:
A caçada começou em Curaçá, Bahia, o tenente Odonel, com mais quinze homens, embrenhados pela catinga brava e sol escaldante, como um mateiro, seguia o rastro do bando de Lampião. A volante chegou ao distrito de Juremal... era tarde demais! O bando havia assaltado o distrito há poucos minutos, tomando a caatinga por destino. A volante, já reduzida a oito homens – os demais foram retirados de combate pelo ambiente – seguia de forma obstinada em busca do bando.
Lampião, contando com ajuda de coiteiros, evitava o combate direto com a volante do tenente Odonel, entretanto, após saírem de Juremal, o bando estacionou no distrito de Abóbora. Ali fez farra e regalou-se. Mas... foram surpreendidos pela volante baiana. E lá, em Abóbora, Lampião sofreu sua primeira baixa em solo baiano. Um dos seus estimados líderes, conhecido por Mergulhão, tombou em combate! Além de Mergulhão cogita-se que mais três cangaceiros foram baleados.
Do lado da força policial, morreram dois soldados: José Rodrigues da Silva e Manoel Nascimento Sousa. Este episódio, foi o início de um derramamento de sangue impiedoso nas plagas do norte. Aquele 07 de Janeiro de 1929, foi o preâmbulo de chacinas brutais que o bando executaria em sua trajetória no Estado da Bahia, até serem mortos e decapitados em 28 de julho 1938, na grota de Angicos, Sergipe.
O diretor do CFAP/PMBA, Cel PM Carlos Alberto Neves da Silva, juntamente com o comandante do 3º BEIC, TC PM José Carlos Soares Mariano, tem grata satisfação de convidar a comunidade em geral, sobretudo as autoridades civis, militares e religiosas, além de toda a comunidade acadêmica, da região do Sertão do São Francisco e da Região do Piemonte Norte do Itapicuru, para comparecerem ao distrito de Abóbora, no dia 15/11/19, às 09h, quando será realizado um Parada Militar, em justa homenagem aos soldados que tombaram no cumprimento do dever, no dia 07 de janeiro de 1929, quando do enfrentamento a Lampião e seu bando.
Naquela ocasião, os soldados: José Rodrigues e Manoel Nascimento, em sacerdócio ao povo baiano, foram gigantes e destemidos, legando suas vidas ao firme propósito da função policial militar.
Ascom 3º BEIC
3 comentários
12 de Nov / 2019 às 08h24
nada mais justo!
12 de Nov / 2019 às 08h28
Justa homenagem estão de parabéns.
12 de Nov / 2019 às 10h35
Conheci o Cel.Aderbal Medeiros Borges, morava em Juazeiro-BA, na casa de nº 18 da Rua 7 de Setembro defronte ao Grupo Espírita Luz no Caminho, que após a passagem do seu fundador mudou para Centro Espírita João Moreira Rêgo em sua homenagem. Desde os anos 50 a fachada da casa permanece sem grandes alterações, a não ser por umas grades de proteção colocadas na porta e janela da frente. Minha Dinda morava na casa nº 42 da mesma rua. O Cel. Aderbal foi um desses heróis no combate ao Cangaço...http://cangaconabahia.blogspot.com/2012/02/sargento-aderbal-medeiros-borges.htmlhttps://m.youtube.com/