Igreja de Juazeiro celebra o centenário das Assembleias de Deus na Bahia

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Juazeiro realiza, a partir de hoje (05), uma festa em comemoração aos seus 83 anos e ao Centenário da igreja na Bahia. Durante os dias de comemoração, os departamentos da igreja (uniões de crianças, adolescentes, jovens, senhoras e senhores) irão relembrar a história de evangelismo em Juazeiro, as dificuldades enfrentadas pelos obreiros e como a Palavra de Deus é divulgada nos dias atuais.

O evento acontecerá no Templo Sede, bairro João XXIII, a partir das 19h, hoje (05) e de quinta a domingo (07 a 10 de novembro), e todos os cultos tratarão do tema com diversas apresentações. Ainda na festa será lançado o livro História da Assembleia de Deus - Juazeiro-BA, do Pr. Amós Garcia Ferreira.

História

A Assembleia de Deus é uma igreja genuinamente brasileira, fundada em 1911 pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren que, um ano antes, chegavam a Belém, no Pará, influenciados pelo Movimento Pentecostal iniciado na Rua Azusa, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.

Na Bahia, as primeiras atividades começaram na cidade de Canavieiras através de Joaquina Carvalho, que conheceu o Movimento Pentecostal em Belém do Pará e, quando voltou à Bahia, e começou a falar da salvação e da promessa divina do batismo com o Espírito Santo. 

Em 1917, em Curaçá, o professor Catarino Varjão, que ficou intrigado com a leitura uma página da Bíblia que encontrou no meio de um redemoinho, decidiu ir embora para o Rio de Janeiro/RJ, onde conheceria a Palavra de Deus, e de onde retornaria 10 anos mais tarde para evangelizar sua região.

Nessa época, o missionário Erik Aldor Petterson chegava a Juazeiro trazendo a mensagem do Evangelho através do Movimento Pentecostal. Dentre as primeiras pessoas que aceitaram a Jesus, em 1936 as irmãs Maria Amélia e Rosa Santana se converteram a Cristo e, poucos anos mais tarde, o Pr. Marcelino Araújo realizava o primeiro batismo nas águas.

Hoje a igreja em Juazeiro, presidida pelo Pr. Francisco Pereira, tem cerca de 7 mil membros e 2 mil congregados, e conta com 97 congregações. O Templo Sede em construção, no bairro João XXIII, será o maior das Assembleias de Deus na Bahia, com capacidade para cerca de 800 pessoas sentadas na parte de baixo. Depois de finalizada a construção das galerias, a previsão é de que a parte de cima do templo comporte aproximadamente 5 mil pessoas.

Por Ester Muniz