O vereador Allan Jones (PTC) apresentou indicação na sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (04) sugerindo ao Executivo melhorar a qualidade da água que abastece o Distrito de Juremal cuja água distribuída conforme análise do Senai está imprópria para consumo humano dada a presença de coliformes totais e fenol em excesso.
Segundo Allan, uma reunião está programada para às 19:00 horas desta terça-feira no Teatro Municipal. “Convidamos a todos da comunidade assunto palpável sobre a água contaminada e pedimos a colaboração de todos para maiores esclarecimento e decisão conjunta da comunidade e pedimos que levem documento RG para assinatura do abaixo-assinado requerente a qualidade da nossa água” expressou o parlamentar.
SAAE apresenta laudo comprovando potabilidade de água em Juremal
O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro contesta as informações do vereador Allan Jones, sobre possível contaminação da água fornecida aos moradores do Distrito de Juremal e apresenta laudo técnico que comprova a potabilidade da água. De acordo com o Laboratório de Análise de Alimentos, Bebidas e Meio Ambiente (LABMA) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Relatório de Ensaios nº 1081/19 a coleta e análise feita em 09 de setembro de 2019 e liberada em 04 de outubro do mesmo ano, apresentam coliformes totais e escherichia coli abaixo de 1, equivalentes a ausência destas bactérias, segundo dados técnicos. Portanto a água servida em juremal é potável e de qualidade. Diferente da falsa informação divulgada pelo parlamentar.
A Portaria 1469/2000 estabelece que para conformidade do padrão microbiológico de potabilidade é obrigatório a ausência de coliformes totais em 100 ml de amostra na saída do tratamento. Em complementação, o Anexo I da Portaria MS nº 2.914/2011, admite a presença de coliformes totais em apenas 1 amostra mensal para sistemas ou soluções coletivas. Portanto, a água fornecida a população de Juremal está dentro dos padrões microbiológicos de potabilidade, conforme laudo anexo.
Sobre o laudo apresentado pelo vereador o SAAE, alerta para a relevância de alguns aspectos técnicos que envolvem desde o manuseio, vasilhame e local de coleta, até a presença pontual de alteração de um parâmetro. Esses fatos são de extrema importância, e normalmente figuram em pontos de observação do relatório da análise.
Outro aspecto a ser considerado, é que a Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, em seu Anexo 13, afirma que para o parâmetro de coliformes totais deve-se fazer várias amostras, inclusive com indicação do número de análises com o total de habitantes. Somente ao final dessa bateria de relatórios, poderia se afirmar com grau de certeza adequado, a presença do coliforme total e em que nível se apresenta na água.
A análise mostrada na matéria teve coleta em local inadequado, vez que a água foi retirada antes do reservatório, sem a devida ação dos elementos reagentes usados no tratamento. O município de Juazeiro possui reconhecimento pelos órgãos competentes da qualidade da água ofertada aos cidadãos, e é constantemente monitorada desde o manancial até as redes de distribuição.
O problema publicizado pelo vereador, não é descartado pelo SAAE, mas é veementemente contestado, especialmente pelo fato de termos resultado de análise anterior, feita pelo mesmo laboratório, com o mesmo parâmetro classificado como ausente. Estamos seguros do tratamento desenvolvido pelas nossas equipes e confiamos plenamente no resultado apresentado à população.
Da redação
9 comentários
05 de Nov / 2019 às 07h30
Parabéns vereador. Continue denunciando quem engana o povo.
05 de Nov / 2019 às 07h56
Muito bem Vereador, isso prova a sua capacidade na função de legislador !
05 de Nov / 2019 às 09h20
Verdade. Se Bolsonaro ta destruindo tudo. Brasil afundando. Acabando liberdade de imprensa. Acabou água para Todos
05 de Nov / 2019 às 10h15
o PCdoB fazendo merda em Juazeiro, a outra culpando Bolsonaro kkkk Pelo amor né?
05 de Nov / 2019 às 10h22
Engraçado chegando às eleições . Chega é denúncias . Querendo se aparecer mais dos 21 é único que tem meu voto. Vamos valorizar nosso voto . É o que falta em Juazeiro.
05 de Nov / 2019 às 11h14
AGUA PARA TODOS ? PROMETIDA POR LULA E DILMA ?...KKKKKKKK...PIADA ,SÓ TEM QUANDO CHOVE !
05 de Nov / 2019 às 18h21
Isso aí vereador parabéns. Gostaria que fizesse também uma análise da água da região do salitre, pois tenho minhas dúvidas se realmente é tratada.
05 de Nov / 2019 às 22h47
Pra ser prefeito o cara faz de tudo. He política véia essa de Juazeiro. Até água contaminada o vereador achou kkkk E porque nunca ninguém de Carnaíba morreu?, é a mesma água... Me poupe viu!
05 de Nov / 2019 às 23h41
Faço parte da comissão que correu atrás da análise da água e está presente no momento da coleta e afirmo e defendo ninguém precisou trapacear até porque já sabíamos que se o resultado desse de forma negativa o SAAE consertaria e se por um acaso fosse feito algo contra a realidade nós é que seríamos os responsáveis e culpados, mais desde o primeiro momento tinha um técnico do SAAE junto a todo tempo com o celular na mão filmou e tirou fotos, nós da comunidade não queremos nada a mais que o compromisso do SAAE com a população pois é direito nosso ter água de qualidade até porque pagamos caro.