O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República, evocou publicamente, pela segunda vez em uma semana, uma possível volta da ditadura militar no Brasil. Em entrevista ao programa da jornalista Leda Nagle, publicada nesta quinta-feira (31), Eduardo defendeu que se houver “radicalização da esquerda” semelhante às manifestações do Chile, “a resposta pode ser via um novo AI-5”.
“Alguma resposta vai ter que ser dada. Porque é uma guerra assimétrica, não é uma guerra em que você está vendo o seu inimigo do outro lado e você tem que aniquilá-lo como acontece nas guerras militares. É um inimigo interno, de difícil identificação aqui no país. Espero que não chegue a esse ponto, né, mas a gente de que estar atento”, sustentou.
A Constituição de 1988 rejeita instrumentos de exceção e destaca em seu primeiro artigo, como um de seus princípios fundamentais que a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito.
Essa foi a segunda vez, em uma semana, que o deputado federal evoca a volta da ditadura no Brasil. Na segunda-feira (29), ele disse no plenário da Câmara que se houverem no Brasil manifestações como as do Chile, os envolvidos “vão ter que se ver com a polícia”. Segundo ele, se tiver uma radicalização nas ruas, “a história irá se repetir”.
Durante as eleições do ano passado, ficou notório um vídeo onde Eduardo diz que bastam um soldado e um cabo para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF). A afirmação foi em resposta a uma pergunta, caso o STF tentasse impedir a posse do candidato Jair Bolsonaro (PSL), confirmada sua vitória nas eleições 2018.
“Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo”, afirmou para uma platéia de estudantes, em uma palestra antes do primeiro turno. Na entrevista à Leda Nagle, ele diz que apenas citou uma brincadeira que ouviu na rua.
O presidente Bolsonaro também tem um longo histórico de defesa da tortura e da ditadura militar. No final de julho, o presidente fez no espaço de dez dias vários ataques públicos, usando informações falsas, à memória de duas vítimas da ditadura no Brasil: a jornalista Miriam Leitão e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.
Ao votar pelo impeachment de Dilma Rousseff, o então parlamentar fez uma homenagem a Carlos Brilhante Ustra, que comandou o Doi-Codi de São Paulo, centro de tortura durante a ditadura.
Em entrevista à rádio Jovem Pan em junho de 2016, o então deputado federal disse que “o erro da ditadura foi torturar e não matar”.
Políticos condenam fala de Eduardo Bolsonaro sobre novo AI-5
A declaração do deputado federal Edurado Bolsonaro sobre responder a uma hipotética "radicalização da esquerda" com um "novo AI-5" gerou repercussão imediata no meio político. O filho do presidente da República foi criticado por deputados de diferentes partidos.
O PSol anunciou que entrará no do Supremo Tribunal Federal (STF) e no Conselho de Ética da Câmara pedindo a cassação do mandato de Eduardo. "Ao fazer apologia de um novo AI-5, Eduardo Bolsonaro está defendendo o fechamento do Congresso Nacional e a perseguição, tortura e extermínio de opositores. Cada vez mais a família do presidente da República ameaça criminosamente as instituições democráticas", afirmou o deputado Marcelo Freixo (PSol-RJ).
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, manifestou preocupação com a democracia brasileira. "A toada não é democrática-republicana. Os ventos, pouco a pouco, estão levando embora os ares democráticos", afirmou ao jornal Folha de S. Paulo.
Exame
21 comentários
31 de Oct / 2019 às 15h36
ESSE DEPUTADO PERDEU A OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO,QUE DECLARAÇÃO ABSURDA ESSA! MAS NÃO ME SURPREENDE VINDO DELE, DEPRIMENTE , LAMENTÁVEL. E SE TEM ALGUÉM QUE DEFENDE ESSE RETROCESSO GOSTARIA DE LEMBRAR QUE QUEM DISCORDAR DESSE GOVERNO PODE SER PRESSIONADO PELA VOLTA DO AI5.
31 de Oct / 2019 às 15h42
LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA.
31 de Oct / 2019 às 15h42
LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA.
31 de Oct / 2019 às 15h42
O radicalismo da Esquerda e o objetivo de cumprir a agenda do FORO DE SÃO PAULO, vai levar o Brasil a conhecer o embate radical! ACORDA BRASIL! O Comunismo e Socialismo é apenas pretexto para se manter o poder! Aprendam com o exemplo da Venezuela e Cuba que vivem na miséria! Bolívia e Chile estão nas mãos de radicais esquerdistas que botam fogo na cidade! A Argentina será a Próxima. No Brasil resistiremos! O Brasil é livre! Viva a pátria! Abaixo o Comunismo!
31 de Oct / 2019 às 16h05
Veja o nível dos que estão pensando o Brasil!!!
31 de Oct / 2019 às 16h11
Pense num POLÍTICO SEM NOÇÃO...Declaração PATÉTICA desse rapaz que precisa estudar mais a história do Brasil.
31 de Oct / 2019 às 16h24
Pense num POLÍTICO SEM NOÇÃO...Declaração PATÉTICA desse rapaz que precisa estudar mais a história do Brasil.
31 de Oct / 2019 às 17h03
Laranjas Bostanaro nunca trabalhou vive mamando nas tetas em Brasília
31 de Oct / 2019 às 17h09
Ditadura mata os jornalistas e mata os fiscais do dinheiro público? Quem quer ditadura eh para roubar sem ser investigado?
31 de Oct / 2019 às 18h14
Esse é o segundo Presidente em exercício no País... falou tá falado..o único País no Mundo que é governado por três Presidentes. Realmente à Ditadura tá próxima, os Jovens de hoje estão muito distante dos Jovens de outrora, que deram a vida para ver o Brasil Livre da Repressão Militar. A maioria só pensam em fumar maconha e curtir FUNK. O País pertence agora à família Bolsonaro.
31 de Oct / 2019 às 18h21
Apologia a Ditadura crime detenção de 8 anos? Hoje Bolsonaro piorando a saúde e o emprego e a educação tudo piorando. Parece Obra de Satanás
31 de Oct / 2019 às 18h57
Doente, Psicopata, necessita de tratamento.
31 de Oct / 2019 às 18h58
ESSE ENGOMADINHO METIDO A BESTA SÓ SE ACHA.
31 de Oct / 2019 às 19h54
Não sei se A patriota tem acompanjado os últimos acontecimentos políticos, pois bem vamos lá, quem tem demonstrado radicalismo, extremismo ultimamente é a direita ordenada pelo digníssimo presidente de seis filhos, desde a campanha e depois de eleito é só o que ele sabe fazer é se posicionar de forma radical e extremista então acho que existe um equivoco em sua postagem, quem discemina o ódio ultimamente é a direita. Basta lera os comentários nas postagens pram ver o tom dos apoiadores do Bolsonaro a sim nas redes sociais tb pesquise.
31 de Oct / 2019 às 22h58
Como seria bom ver o fechamento do Congresso e do STF.
01 de Nov / 2019 às 04h10
Apoio totalmente a fala do deputado Eduardo , num país com um congresso promíscuo desse e um STF inútil que temos, não vejo outra alternativa, o AI-5 só não foi bom e não será, para essa esquerda maldita e para os baderneiros. Agora paga nós cidadãos de bem e honestos não fará diferença alguma pelo contrário. Prefiro ser abordado por um militar e entregar minha carteira do que ser abordado por um bandido e entregar a carteira a ele. Lembrando que meus pais e avós viveram essa época e nunca reclamaram, pelo contrário.
01 de Nov / 2019 às 04h14
Apoio totalmente a fala do deputado Eduardo , num país com um congresso promíscuo desse e um STF inútil que temos, não vejo outra alternativa, o AI-5 só não foi bom e não será, para essa esquerda maldita e para os baderneiros. Agora paga nós cidadãos de bem e honestos não fará diferença alguma pelo contrário. Prefiro ser abordado por um militar e entregar minha carteira do que ser abordado por um bandido e entregar a carteira a ele. Lembrando que meus pais e avós viveram essa época e nunca reclamaram, pelo contrário.
01 de Nov / 2019 às 05h44
EU DIRIA QUE,A CONTINUAR ESTA BAGUNÇA FOMENTADA PELA ESQUERDA,QUE ESTÁ FAZENDO TUDO PARA DERRUBAR O PRESIDENTE ,PRIVILEGIANDO A CRIMINALIDADE A A DESTRUIÇÃO DA FAMILIA E DOS NOSSOS MAIS SAGRADOS VALORES , TORNANDO INGOVERNÁVEL O NOSSO PAIS PARA DISTO TIRAR PROVEITO,NÃO ESTAREMOS LONGE DE REPETIRMOS 64,TALVEZ,,COM CONSEQUÊNCIAS CATASTRÓFICAS.
01 de Nov / 2019 às 08h36
Bom dia Geraldo, Venho notando, que toda matéria sobre Bolsonaro já vem com vários comentários depreciativos imediatamente após a postagem. Se isto estiver realmente acontecendo, que grupos estão organizados para simplesmente difamar um presidente eleito. Sabemos que muita gente de má fé não está interessada em ver o Brasil sair da bagunça que o PT deixou, e que querem simplesmente tumultuar o coreto para defender seus interesses e não da nação brasileira. Oposição se faz com responsabilidade e não por paixão. Peço ao seu blog que fique atento a esta manobra.Deixem se abrir um debate normal.
01 de Nov / 2019 às 09h26
EDMILSON, Seus Pais e avós não reclamaram talvez pela covardia em relação ao medo de apanhar no Pau de arara.... caso contrário, talvez hoje você estivesse procurando saber em que vala estaria os ossos mortais dos seus entes queridos.
01 de Nov / 2019 às 19h42
NONATO DOS SANTOS-MEDO DOS MILITARES,SÓ TINHA QUEM ESTAVA A FIM DE BAGUNÇAR COM FAZEM AGORA,DE TRANSFORMAR O BRASIL NUMA CUBA ATRAVÉS DE UM BANHO DE SANGUE,SOB AS BENÇÃOS DE FIDEL CASTRO.QUEM TRABALHAVA,CUMPRIA COM SEUS DEVERES,COM AS SUAS OBRIGAÇÕES,JAMAIS TEVE RAZÃO ALGUMA PARA O MEDO DOS MILITARES,POIS NÃO ERA PERTURBADO,TINHA MAIS LIBERDADE DE IR E VIR E MUITO MAIS SEGURANÇA DO QUE SE TEM HOJE,O HOMEM DE BEM,SE ALGUM MEDO TINHA ,ERA DOS ATENTADOS VIOLENTOS PRATICADOS PELOS GRUPOS TERRORISTAS DO QUAL DILMA FAZIA PARTE.ATENTADOS PRATICADOS CONTRA INOCENTES,O QUE ACONTECEU VARIAS VEZES.