A população de Juazeiro acordou cedo na manhã desta quinta-feira (31), para aproveitar os serviços de saúde e cidadania oferecidos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Até sábado (2º), moradores do município vão poder contar com exames de oftalmologia com oferta de óculos, exames para cirurgia de catarata, mamografia, ultrassonografia, raio x, eletrocardiograma, além de aferição de pressão e medição de glicemia; emissão de RG, CPF e outros.
Essa é a 30ª edição da Feira que já atendeu mais de 300 mil pessoas em toda a Bahia. O eletricista José Santos foi um dos primeiros atendidos em Juazeiro. "Atendimento gratuito para a população carente é sempre uma coisa muito boa. Para quem não pode pagar, são serviços como esse que fazem toda a diferença. Eu vim ver como está a minha pressão e trouxe minha mãe também para realizar o exame de catarata. Como chegamos cedo, não pegamos fila nenhuma. Fomos bem recebidos e chamados bem rapidamente".
Os pacientes que forem diagnosticados com catarata irão ser operados no Hospital Regional de Juazeiro no sábado (2), domingo (3) e segunda-feira (4). Os serviços de odontologia vão se estender até segunda-feira (3), no Orla Nova de Juazeiro. A feira também atende quem precisa fazer cirurgias eletivas, como hérnias, vesícula e histerectomia. A população passa por consulta com o cirurgião, que realiza o encaminhamento para realizar os procedimentos.
"Aqui em Juazeiro esperamos atender mais de 15 mil pessoas com essa edição da Feira. Nosso objetivo é facilitar o acesso da população a serviços tão importantes de cidadania e saúde para dar mais fluidez ao atendimento aqui no município e melhorar a vida das pessoas", explicou o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes.
Para o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, a iniciativa irá aliviar o atendimento de saúde do município. "Estávamos com uma demanda reprimida grande aqui no município e, com essa Feira, vamos conseguir dar um passo muito bom e zerar toda a parte de cirurgia oftalmológica e ultrassonografia". Uma unidade móvel do SAC também está no município para emissão de carteiras de identidade. Nos dois dias de atendimento serão emitidas 500 carteiras de identidade. A próxima parada da feira será no município de Cocos, na próxima quinta-feira (8).
Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA
2 comentários
31 de Oct / 2019 às 16h48
Se você alimentar um cachorro durante três dias ele vai lhe ser grato por 30 anos... se você alimentar esses políticos profissionais por mais 30 anos, em três dias eles vão esquecer de você... Chega de circo e pingue-pongue! Também cansado(a) de tanto descaso? Seja candidato(a)... Venha para o AVANTE! Participe do Projeto LIMPE Juazeiro com: L egalidade, I mpessoalidade, M oralidade, P ublicidade, E ficiência e eficácia. LIMPE Juazeiro*, AVANTE 70 Capitão MOREIRA https://instagram.com/capitaomoreira?igshid=feivhskdi92o
01 de Nov / 2019 às 07h34
Não vejo nada de cidadania aí. O que vejo é uma falta de respeito e covardia por parte dos administradores da saúde pública. Essa caravana serve para o povo refletir mais sobre o assunto política. Infelizmente quem não tem dinheiro nesse país tem que tá se humilhando em filas imensas para um simples exeme ou cirurgia